Fechar
GP1

Piauí

Mulher pede ajuda para pagar cirurgia do marido com câncer em Teresina

Além de estar desempregada, Lêda tem que criar os dois filhos sozinha enquanto o marido está internado.

Lêda Maria, esposa de Amarildo Gualter de Souza, de 42 anos, concedeu entrevista ao GP1 nesta sexta-feira (17) e fez um apelo para conseguir uma cirurgia do marido, que custa cerca R$ 12 mil, e que não pode ser feita Sistema Único de Saúde (SUS).

Moradora do Vale do Gavião, zona leste de Teresina, atualmente ela está desempregada com seus dois filhos, Pedro Henrique e Gustavo Henrique, de 20 e 14 anos. Ela disse que encara todos os dias uma difícil batalha para conseguir manter a casa e os filhos, desde que seu esposo precisou ser internado devido ao câncer que desenvolveu no pâncreas, necessitando fazer um procedimento urgente, chamado "drenagem biliar percutânea", para desobstruir as veias biliares.

“Ele começou a sentir umas dores na costela, do lado direito que persistiram. E até em tão ele acreditava que fosse outra coisa, como verme. E quando fomos para uma viagem em Pedro II, depois que chegamos em casa, passaram dois dias e as dores voltaram mais fortes. Então, resolvemos procurar uma UPA para ele tomar os medicamentos e retornar para casa. Um irmão o aconselhou a procurar o Hospital do Buenos Ares, para que fosse feito um exame de ultrassom, a fim de descobrir o que estava acontecendo com ele”, explicou Lêda.

Foto: Reprodução/WhatsAppAmarildo Gualter de Souza
Amarildo Gualter de Souza

Amarildo trabalhava como servente de pedreiro autônomo, fazendo bicos quando conseguia, sendo o único meio de sustento que a família possuía. Após ter adquirido a doença e ter feito os exames necessários, ele agora permanece internado, há cerca de 20 dias, por conta dos medicamentos que precisa tomar para não sentir dor, que só podem ser administrados no hospital.

Ainda segundo a esposa de Amarildo, o câncer teve grande evolução chegando a quatro centímetros de comprimento, fazendo com que ocorra uma compressão na bile, impedindo-a de exercer sua função de absorver os nutrientes e digerir as gorduras ingeridas na alimentação. Assim, o líquido que é expelido, através dela para as fezes, está indo para o sangue dele, o que impede o tratamento pela quimioterapia, tornando a cirurgia necessária.

“Eu peço pelo amor de Deus para nos ajudar, porque há 7 dias ele não consegue se alimentar, somente bebendo água e por conta de ele não conseguir se alimentar, até a água o corpo não está mais aceitando, fazendo com que ele acabe vomitando”, relatou a esposa de Amarildo.

Quem quiser ajudar, pode entrar em contato através do número (86) 9 8865-8262, ou realizar doações através da seguinte conta bancária:

Caixa Econômica Federal

Agência 00029

Operação 1288

Conta 000783362073-5

Pix: cpf- 644 966 513 00

Lêda Maria de Oliveira

*Com informações da repórter Larissa Paz.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.