Fechar
GP1

Piauí

Wellington Dias decreta situação de emergência em todo o Piauí

O Decreto nº 20.480 foi publicado no Diário Oficial do Governo do Estado do dia 3 de janeiro de 2022.

O governador Wellington Dias (PT-PI) decretou situação de emergência em toda a extensão territorial do estado do Piauí, após as fortes de chuvas que atingiram a região. O Decreto nº 20.480 foi assinado pelo governador no dia 31 de dezembro de 2021 e publicado no Diário Oficial do Governo do Estado do dia 3 de janeiro de 2022.

No decreto, o governador ressaltou que as chuvas intensas e concentradas em todo o Estado do Piauí têm produzido súbitas elevações no nível dos rios, riachos, lagoas e córregos, em especial, com o transbordamento dos principais rios da região, atingindo as zonas urbana e rural dos municípios.

Foto: Alef Leão/GP1Governador Wellington Dias
Governador Wellington Dias

Ainda conforme o governador, em vários municípios do Estado, especialmente nos municípios que compõem o Território Chapada das Mangabeiras e o Território Entre Rios, foram observados inúmeros prejuízos causados, como por exemplo, corte de estradas, alagamento de residências, isolamento de regiões e destruição de plantações ribeirinhas.

O governador também levou em consideração a já declarada situação de emergência na área que abrange o Território de Desenvolvimento Tabuleiros do Alto Parnaíba, realizada através do Decreto n° 20.430 de 27 de dezembro de 2021.

Desta forma, o governador Wellington Dias declarou situação de emergência em todo o território do Piauí provocada pelo desastre natural classificado como inundações, com vigência de 90 dias.

Foi autorizada a mobilização de todos os órgãos estaduais para atuarem sob a coordenação da Secretaria Estadual de Defesa Civil, nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário e reconstrução, bem como a convocação de voluntários para reforçar as ações de resposta ao desastre e realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade, com o objetivo de facilitar as ações de assistência à população afetada pelo desastre, sob a coordenação da Secretaria de Estado da Defesa Civil.

Confira abaixo o decreto ou clique aqui

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.