Fechar
GP1

Piauí

Autistas podem ser contemplados pela Tarifa Social de Energia Elétrica

Famílias que possuam membros com o TEA têm direito ao benefício de acordo com resolução da ANEEL.

A Tarifa Social de Energia Elétrica, programa que garante descontos de até 65% na fatura de energia para clientes de baixa renda, também contempla famílias que possuem membros com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O benefício é garantido pelo órgão regulador: A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

De acordo com a resolução nº 1000/21, da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), todas as unidades consumidoras que possuírem famílias com renda de até 3 salários-mínimos e com portador de doença ou deficiência (física, motora, auditiva, visual, intelectual e múltipla) cujo tratamento, procedimento médico ou terapêutico requeira o uso continuado de aparelhos, equipamentos ou instrumentos que, para o seu funcionamento, demandem consumo de energia elétrica, têm direito ao benefício. Para isso, é necessário que o Cadastro Único (CadÚnico) e o NIS (Número de Inscrição Social) estejam atualizados.

Foto: Divulgação/AscomTarifa Social de Energia Elétrica contempla famílias que possuem membros com Transtorno do Espectro Autista
Tarifa Social de Energia Elétrica contempla famílias que possuem membros com Transtorno do Espectro Autista

Para esses casos em específico, é necessário que o cadastro seja realizado nas agências de atendimento presencial da Equatorial Piauí ou nos postos credenciados, onde o cliente deve apresentar a última fatura de energia, conta contrato, RG, CPF nº do NIS ou BPC atualizados e o laudo emitido por profissional médico do Sistema Único de Saúde (SUS) ou homologado, certificando a situação de saúde, informando ainda qual aparelho elétrico é necessário, número de horas mensais e a previsão de período de uso.

Os autistas geralmente fazem acompanhamento junto a um neuropediatra, que ocorre com consultas para avaliação da evolução clínica do quadro a cada 6 meses ou de acordo com a necessidade. “Normalmente os autistas não necessitam de aparelhos que fazem uso da energia elétrica, mas em alguns casos, podem vir a precisar de aparelho de inalação, ou se tiver uma comorbidade ou sequela clínica- neurológica que passe a necessitar de suporte ventilatório”, explica a Neuropediatra Alzira Castro.

Em maio de 2022, o Grupo Equatorial lançou a campanha “Energia Azul” em um dos estados em que atua como distribuidora de energia elétrica. O objetivo é conscientizar e incentivar as famílias que possuem membros com TEA a se cadastrarem na Tarifa Social. “É importante frisar que as famílias que estão dentro dos requisitos necessários e ainda não possuem o NIS, devem se dirigir ao CRAS mais próximo da sua região para garantir o benefício e ter acesso ao desconto na conta de energia pela TSEE.”, explica Patrícia Araújo, Consultora de Relacionamento com o Cliente da Equatorial Piauí.

No Piauí, mais de 554 mil famílias são beneficiadas pelo programa. Em um último levantamento realizado pela Equatorial Piauí em 2022, 69.680 famílias podem perder o benefício até dezembro de 2023 caso não realizem a atualização cadastral junto ao CRAS.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.