Fechar
GP1

Piauí

Uespi recua e mantém oferta de vagas para o período 2023.1 pelo Sisu

No entanto, os aprovados só poderão ingressar na universidade estadual no ano de 2024.

A Universidade Estadual do Piauí (Uespi) recuou da decisão que revogava a oferta de vagas para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2023.1. No entanto, o reitor Evandro Alberto explicou em entrevista à imprensa na manhã desta segunda-feira (12) que os aprovados pelo Sisu no próximo ano só poderão ingressar na universidade em 2024, devido a um atraso no calendário da Instituição por conta da pandemia da covid-19.

"A partir de agora já estão sendo feitas todas as tratativas assegurando a oferta das vagas. As coordenações [dos cursos] estão enviando para que seja feita a adesão ao Sisu e garanta a entrada [dos estudantes]. É preciso que a gente coloque aqui de forma bem clara que aqueles que farão o Sisu 2023.1 entrarão apenas em 2024, porque em 2023 vão entrar aqueles que fizeram o Sisu 2022 por conta desse atraso", comunicou o reitor.

Foto: Lucas Dias/GP1Estudantes que irão fazer o Enem na Uespi
Uespi

Evandro Alberto apontou que a situação será regularizada somente em 2026. "A previsão agora, retomando a oferta, é de que o calendário seja ajustado somente para o ano de 2026. Ou seja, em 2023, 2024, 2025 esse desencontro vai se aproximando da normalidade e em 2026 voltamos à normalidade", confirmou.

Quem fez o Enem em 2022 vai poder optar pela Uespi?

O pró-reitor de ensino e graduação, Paulo Henrique Pinheiro, complementou a informação explicando que apesar do atraso no calendário acadêmico da Uespi devido a pandemia da covid-19, os estudantes que fizeram o Enem 2022 vão poder concorrer as vagas na universidade estadual.

"O Conselho Universitário revogou a decisão [de cancelar o período 2023.1] e ao revogar a decisão, está garantindo tanto o período 2023.1, como as vagas para 2023.1 como o próprio SISU. Então, normalmente, quem fez o Enem 2022 ao receber a nota vai poder optar pelo SISU 2023.1”, esclareceu o pró-reitor Paulo Henrique Pinheiro.

Tradicional vestibular da Instituição

O pró-reitor de ensino e graduação, Paulo Henrique Pinheiro, expôs que existe a possibilidade de retornar com o vestibular próprio da Uespi e que as discussões sobre o assunto devem avançar em 2023. “A gente tem um desejo que a Uespi volte a ter aquele vestibular tradicional, que valoriza inclusive nossa cultura, nossa história, nossa geografia, nossa literatura. Essa discussão já começou com os conselhos e deve avançar agora em 2023, é uma possibilidade sim", afirmou.

Construção da biblioteca da Uespi

O reitor Evandro Alberto de Sousa comentou também a respeito da tão aguardada construção da biblioteca da Universidade Estadual. “Uma das grandes reivindicações da Universidade é em relação a construção da biblioteca Torquato Neto e também do processo de aquisição de bibliotecas virtuais. Vivemos a educação 4.0, uma educação que está se preparando justamente para esses meios tecnológicos que é também uma demanda de mercado. Em relação a isso já estamos melhorando nossa infraestrutura", disse.

Concurso para provimento de professores

O pró-reitor expôs ainda que há um grave problema de falta de docentes na Universidade Estadual do Piauí. “Nós temos hoje 62 disciplinas sem docentes. Não temos um quantitativo de docentes que dá conta da demanda", contou.

Em seguida, ele assegurou que a administração da Uespi já conversou com a governadora do Piauí, Regina Sousa, que autorizou a realização de um novo concurso. "Nós vamos modernizar a nossa universidade, conversei com a governadora Regina [Sousa] e nós vamos fazer concurso para promover 85 vagas para professor efetivo e o trabalho já está sendo feito, assim como nós vamos fazer concurso para 75 técnicos efetivos. Estamos nesses procedimentos e em breve lançaremos o edital para os dois concursos e a gente vai recompondo essas vagas que são necessárias", indicou o reitor.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.