Fechar
GP1

Piauí

Governo inaugura adutora do litoral em Cajueiro da Praia, Barrinha e Barra Grande

Desta vez, serão beneficiados Cajueiro da Praia (sede) e comunidades Barrinha e Barra Grande.

A governadora Regina Sousa inaugura, nesta segunda-feira (22), mais uma etapa da adutora do litoral. Desta vez, serão beneficiados Cajueiro da Praia (sede) e comunidades Barrinha e Barra Grande.

A inauguração está prevista para começar às 9h20, na comunidade Camurupim, em Luís Correia, onde serão entregues uma estação elevatória e dois reservatórios com capacidade total de armazenamento de 450m³ de água. Depois, a comitiva da governadora segue para Cajueiro da Praia para entrega de três reservatórios com capacidade total de 900m³ d´água. Todas as localidades já possuem a estrutura necessária de rede de distribuição e ligações domiciliares.

De acordo com Leonardo Sobral, diretor-geral do Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi), as obras de implantação da adutora do litoral estão situadas em quatro municípios: Ilha Grande, Parnaíba, Luís Correia e Cajueiro da Praia, incluindo várias localidades ao longo do seu curso como: Pedra do Sal, Labino, Coqueiro, Barramares, Carnaubal, Arrombado, Macapá, Maramar, Sobradinho, Mixiriqueira, Carapebas, Camurupim, Cajueiro da Praia (sede), Barrinha e a própria localidade de Barra Grande.

“É, sem dúvidas, a maior e mais importante obra hídrica da região Norte do Estado. Além da segurança no abastecimento hídrico para uma população de cerca de 200 mil habitantes, que passa a contar com água tratada diretamente nas suas residências, a adutora representa também um grande impulso ao desenvolvimento do turismo, estimula o surgimento de novos empreendimentos, contribui para a geração de emprego e renda e, principalmente, para a qualidade de vida das pessoas”, diz Leonardo Sobral, ressaltando que mais de 90% das obras já foram executadas.

Sobral lembra que o cronograma de entregas da adutora começou em março deste ano e já estão sendo beneficiadas as comunidades: Carnaubal, Barramares, praia do Arrombado, praia de Maramar, praia de Macapá, Sobradinho, Mexiriqueira, Carapebas e Camurupim. As próximas localidades serão Ilha Grande (sede), Labino e Pedra do Sal, quando todo o empreendimento será concluído e entregue à população.

Características gerais da adutora:

Todo o sistema adutor possui cerca de 82,44 km de extensão, além de quatro estações elevatórias, 14 unidades de reservatórios e uma unidade reservatório pulmão, localizada no bairro Pindorama, em Parnaíba, com capacidade de 3.540m³, aproximadamente 3,5 milhões de litros de água tratada e pronta para consumo da população. No total, o projeto possibilitará mais de 4.300 ligações domiciliares externas. O investimento na obra é da ordem de R$ 70 milhões.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.