Fechar
GP1

Piauí

Saiba os riscos de olhar sem proteção para eclipse em Teresina

No Piauí o eclipse poderá ser visto a partir das 16h. Ele também será transmitido pela Nasa.

Muitos estão ansiosos para acompanhar o próximo Eclipse Solar Anular, que poderá ser visto em todo o país na tarde deste sábado (14). Entretanto, é necessário tomar cuidados ao se observar esse tipo de fenômeno astronômico, sob o risco de causar problemas à visão, como alerta o médico oftalmologista Mateus Vilar.

“Observar um eclipse solar, sem a devida proteção, pode ser extremamente perigoso. Os riscos são semelhantes aos de olhar diretamente para o sol, mas durante um eclipse a diminuição da claridade leva as pessoas a pensarem que é seguro”, afirma o médico.

Para o especialista, os riscos de se olhar para o sol durante o eclipse podem ser até maiores que sem a presença do fenômeno, já que os olhos podem receber mais facilmente os raios ultravioleta. Ele também alerta para os sinais de dano ocular após a observação.

“A luz reduzida dilata as pupilas, fazendo com que a radiação ultravioleta entre mais facilmente pelos olhos. Essa radiação solar intensa pode danificar permanentemente a retina, causando cegueira. Os sinais incluem visão embaçada, manchas cegas, sensibilidade à luz, dor nos olhos e distorção da visão. Se suspeitar de qualquer problema após a observação, deve procurar imediatamente atendimento médico”, destacou Mateus Vilar.

No Piauí o eclipse poderá ser visto a partir das 16h. Ele será transmitido pela Nasa a partir das 11h30, por meio deste link.

Como observar o Eclipse de forma segura

Apesar dos riscos, esse tipo de eclipse é muito raro de ser visualizado em um mesmo ponto do planeta (em 2021 foi visível apenas no Pólo Norte do planeta, e o próximo, em 2024, deve ser visível apenas parcialmente no extremo sul do Brasil), aumentando a curiosidade sobre o fenômeno.

Para isso, ainda segundo o médico oftalmologista, existem formas de se observar o eclipse de maneiras seguras e mais eficientes, seja através do uso de filtros e óculos especiais para isso, ou no conforto de casa através de lives na internet.

“A forma mais segura de observar um eclipse solar é usando óculos de proteção solar apropriados, que atendam aos padrões de segurança recomendados. Outras opções seguras incluem projetar a imagem do eclipse em uma superfície usando um dispositivo de projeção solar ou assistir a transmissões ao vivo em tempo real pela internet ou na televisão”, apontou Mateus Vilar.

Para visualizar o eclipse é necessário usar lentes com filtro para soldadores, de nível 14 ou superior, que podem ser compradas em lojas especializadas. Há também os óculos próprios para olhar o sol, que podem ser comprados pela internet.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.