Fechar
GP1

Piauí

Sesc e Senac realizam manifestação no "Dia S" no Piauí

O sistema CNC realiza manifestação nessa terça (16), em todas as cidades com unidades das instituições.

O sistema CNC, que inclui Fecomércios, Sesc, Senac e sindicatos patronais em todo o país, realiza manifestação nesta terça-feira (16) em comemoração ao "Dia S". No Piauí, o movimento será organizado na capital e em todas as cidades que possuem unidades do Sesc e Senac.

Em Teresina, a concentração acontecerá às 10h, em frente ao Departamento Regional do Sesc, enquanto em Parnaíba, a manifestação começará às 16h e seguirá pela Avenida São Sebastião até a UFPI. Segundo a entidade, o objetivo da manifestação é conscientizar a população sobre o PLV 9/23, que estabelece o repasse de 5% ao Sesc e Senac, os quais são utilizados no financiamento da Embratur.

Foto: Marcelo Cardoso/GP1Sesc Senac em Teresina
Sesc Senac em Teresina

Segundo o diretor Regional do Sesc no Piauí, Francisco Campelo Filho, o corte desse repasse pode gerar consequências negativas para as unidades da instituição. "A ameaça de corte de 5% na arrecadação do Sesc e do Senac no Brasil vai afetar todas as atividades do Sesc, especialmente as ações".

"É importante que todos que reconhecem a importância do trabalho do Sesc e do Senac nos ajudem a combater essa ameaça", destacou o diretor Regional. A redução do orçamento pode resultar no fechamento de unidades do Sesc e do Senac em mais de 100 cidades brasileiras, reduzindo em R$ 260 milhões os investimentos para atendimento gratuito.

Prejuízo no Sesc

No caso do Sesc, seriam fechadas 36 unidades, com corte de 1.994 empregos, e haveria redução de 2,6 milhões de quilos de alimentos distribuídos pelo Programa Mesa Brasil Sesc. Além disso, haveria a supressão de 2,6 mil exames de saúde e de 37 mil atendimentos em atividades de lazer. Cerca de 2 mil apresentações culturais, com público estimado em 14 milhões de pessoas, deixariam de ser realizadas.

Prejuízo no Senac

No Senac, o corte seria responsável pelo fechamento de 29 centros de formação profissional, encerramento de 31.115 matrículas gratuitas e redução de mais de 7 milhões de horas-aula de cursos. Além disso, haveria a demissão de 1.623 pessoas e o fim de 23 laboratórios de formação específicos para a área do Turismo.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.