Fechar
GP1

Piauí

Henrique Pires quer criar a Política de Combate à Fome no Piauí

O projeto de lei de autoria do deputado Henrique Pires foi apresentado nesta segunda (10), na Alepi.

O deputado Henrique Pires (MDB) apresentou na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), nessa segunda-feira (10), o projeto de lei que pretende instituir a Política Estadual de Combate à Fome e à Insegurança Alimentar e Nutricional do Piauí.

A matéria tem como objetivo criar Centros de Referência de Segurança Alimentar e Nutricional, que serão responsáveis pela mobilização de órgãos de governo e organizações da sociedade civil.

Foto: Marcelo Cardoso/GP1Moradora de rua com fome
Moradora de rua com fome

Como justificativa, Henrique Pires disse que, em apenas um ano, 200 mil pessoas entraram na “condição de pobreza” no estado do Piauí. "No ano de 2021, aproximadamente 1,4 milhão de pessoas estava em condição de pobreza no Piauí, contra 1,2 milhão de pessoas em 2020, um crescimento de cerca de 200 mil pessoas de um ano para o outro. Frente a essa realidade, não havia outra pauta mais fundamental do que chamar a atenção do conjunto da sociedade para essa realidade, que a cada ano se agrava, somada à situação da estiagem, do emprego informal, do desalento e do desemprego", afirmou Henrique Pires.

O projeto agora segue para análise nas diversas comissões técnicas da Alepi.

Números da segurança alimentar no Piauí

Segundo dados de 2022 da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar (Penssan), o Piauí é o segundo estado do Brasil com o maior número de famílias que sofrem com insegurança alimentar grave. Ao todo, 34,3% da população piauiense convivem com o problema.

Ainda de acordo com os dados da pesquisa, o Piauí fica atrás apenas do estado de Alagoas, que tem índice de 36,7% de sua população sofrendo com insegurança alimentar. O termo “insegurança alimentar” é utilizado para designar quando uma pessoa não tem acesso regular e permanente aos alimentos e é classificada como grave quando há privação no consumo de alimentos e fome.

Já quanto à insegurança alimentar moderada, o Piauí ocupa a 7ª posição com 20% da população nessa condição e dentre os estados com insegurança alimentar leve, o Piauí aparece na 24ª posição, com índice de 25,8%.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.