Fechar
GP1

Piauí

Maioria dos médicos inscritos no CRM-PI a partir de 2021 estão irregulares

Dados constam em relatório de auditoria realizada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).

Dados do Conselho Federal de Medicina (CFM), obtidos com exclusividade pelo GP1 nesta segunda-feira (31), revelam que, 70% dos médicos registrados junto ao Conselho Regional de Medicina do Piauí (CRM-PI), de 2021 até agora, estão com a situação irregular.

O CFM realizou uma auditoria a pedido do próprio CRM-PI, que fez a solicitação em virtude da ocorrência de alguns casos de pessoas inscritas no conselho com diploma falso de Medicina.

Foto: Lucas Dias/GP1Conselho Regional de Medicina do Piauí, CRM-PI
Conselho Regional de Medicina do Piauí (CRM-PI)

A equipe do CFM realizou a auditoria do dia 29 de maio ao dia 2 de junho. Foram analisados todos os registros feitos desde 2021, que totalizam 1.361. Desse universo, apenas 412 (30%) das inscrições são consideradas plenamente regulares.

Segundo o CFM, 613 inscrições, 45%, do total, estão sob análise, ou seja, apresentam inconsistências que impedem a mínima adequação do rito adotado para as inscrições conforme o Manual de Procedimentos Administrativos da entidade. “Tal fato evidencia grande fragilidade no controle da higidez dos processos de inscrição por parte do Regional”, consta no relatório do CFM.

Foi constatado ainda que 232 inscrições (17%) não tiveram os autos localizados durante a auditoria, “dada as más condições de organização e guarda dos autos processuais, o que deverá ser objeto de aprimoramento pelo Regional”.

Ainda conforme o CFM, 79 profissionais inscritos (6%) estão classificados como “regular com ressalvas”, por apresentarem falhas no que diz respeito à formalidade documental, mas que não prejudicam a higidez do procedimento de inscrição.

Por fim, 24 inscrições (2%) foram enquadradas como controversas, diante da necessidade de avaliação mais apurada do rito adotado em cada um desses autos.

Recomendações ao CRM-PI

Diante das irregularidades levantadas, o Conselho Federal de Medicina sugeriu ao CRM-PI que seja constituído um coordenador direto do setor de inscrições, que possa supervisionar e orientar os funcionários, de modo a garantir um controle mais adequado nos registros.

Também foi recomendada a atualização no sistema utilizado para as inscrições, de forma que possam ser emitidos relatórios com a identificação do funcionário responsável por cada registro.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.