Fechar
GP1

Piauí

Prefeitos piauienses se reúnem na APPM para discutir queda na arrecadação do FPM

Os gestores vão debater com a bancada federal do Piauí a queda na arrecadação e o atraso de recursos.

Lucas Dias/GP1 1 / 16 Reunião na sede da APPM Reunião na sede da APPM
Lucas Dias/GP1 2 / 16 Reunião dos prefeitos Reunião dos prefeitos
Lucas Dias/GP1 3 / 16 Prefeito Toninho de Caridade Prefeito Toninho de Caridade
Lucas Dias/GP1 4 / 16 Prefeito Valdinar Silva Prefeito Valdinar Silva
Lucas Dias/GP1 5 / 16 Prefeito Dr. Carlim Prefeito Dr. Carlim
Lucas Dias/GP1 6 / 16 Prefeitos reunidos na sede da APPM Prefeitos reunidos na sede da APPM
Lucas Dias/GP1 7 / 16 Prefeito Tairo Mesquita Prefeito Tairo Mesquita
Lucas Dias/GP1 8 / 16 Reunião de prefeitos Reunião de prefeitos
Lucas Dias/GP1 9 / 16 Nestor Elvas Nestor Elvas
Lucas Dias/GP1 10 / 16 Bruno Neto Bruno Neto
Lucas Dias/GP1 11 / 16 Prefeitos em reunião Prefeitos em reunião
Lucas Dias/GP1 12 / 16 Prefeito Wilney Rodrigues Prefeito Wilney Rodrigues
Lucas Dias/GP1 13 / 16 Prefeito Sávio Moura Prefeito Sávio Moura
Lucas Dias/GP1 14 / 16 Dejair Lima Dejair Lima
Lucas Dias/GP1 15 / 16 Prefeitos discutiram queda na arrecadação de recursos Prefeitos discutiram queda na arrecadação de recursos
Lucas Dias/GP1 16 / 16 Reunião aconteceu na sede da APPM Reunião aconteceu na sede da APPM

Prefeitos dos municípios do Piauí se reuniram na manhã desta terça-feira (08) na sede da Associação Piauiense de Municípios (APPM), em Teresina, para definir as pautas que serão tratadas com a bancada federal em Brasília no dia 15 de agosto.

Entre os principais pontos discutidos estão a queda na arrecadação e o atraso nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), a divisão dos royaltes do petróleo, que ainda sob liminar do Supremo Tribunal Federal (STF), e a demora na liberação das emendas de custeio da saúde.

Segundo o prefeito Toninho de Caridade (PSD), presidente da APPM, a reunião foi um pedido dos próprios prefeitos, de modo que eles pudessem alinhar a pauta que será debatida com a bancada federal do Piauí no Congresso Nacional.

“Os prefeitos solicitaram essa reunião muito importante e se mobilizaram, pois estamos todos passando por um momento crítico, principalmente com atraso no pagamento das emendas parlamentares e as emendas de saúde, e os municípios são dependentes dessas emendas. A queda do FPM no mês de julho também trouxe um descompasso, quando se junta o atraso no pagamento das emendas parlamentares e uma queda no FPM, com certeza os municípios começam a entrar em dificuldade e apreensão, por medo de não se concretizar o pagamento nesse mês de agosto, que é o que esperamos que aconteça”, declarou Toninho de Caridade.

Folha de pagamento

Uma das principais preocupações dos prefeitos, conforme o presidente da APPM, é um possível comprometimento com a folha de pagamento dos servidores municipais, com o atraso e diminuição dos recursos.

“Os gestores estão preocupados porque há muito tempo não se preocupavam com folha de pagamento, e nesse momento já existe uma preocupação e um risco de atrasar. Não temos um cronograma oficial de pagamento e de certa forma isso traz uma instabilidade para a gestão, por uma programação que você não tem como fazer. Os gestores estão reunidos para cobrar agilidade no pagamento dessas emendas, para que a gente possa ter uma tranquilidade e fazer um cronograma de pagamento de serviços que os municípios prestam, principalmente na área de saúde”, concluiu o prefeito.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.