Fechar
GP1

Piauí

Rafael Fonteles lança programa de Expansão da Assistência Técnica

O programa tem como objetivo levar melhorias na produção do campo aos agricultores familiares.

O governador Rafael Fonteles (PT-PI), por meio da Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (SADA), comandada pelo ex-deputado federal Fábio Abreu (PSD), lançou o programa de Expansão da Assistência Técnica Rural a todo o Estado do Piauí (Piauí +Ater), no início da tarde desta terça-feira (08), no Palácio de Karnak. O programa tem como objetivo levar aos agricultores familiares, melhorias na produção do campo.

“Hoje a gente comemora mais uma etapa desse plano, que é nosso programa de Assistência Técnica e Extensão Rural, comandada pelo nosso secretário Fábio Abreu. Um programa pé no chão e que vai mais do que dobrar o número de unidades familiares atendidas pelo programa. Com isso, a gente espera que quadruplique a sua produtividade e parte dessa assistência pode ser presencial ou a distância", disse o governador.

Foto: Lívia Pessoa/GP1Solenidade no Palácio de Karnak
Solenidade no Palácio de Karnak

O chefe do Palácio de Karnak detalhou que, atualmente, cerca de um terço da população piauiense vive no campo e tira seu sustento da agricultura familiar. Por isso, reforçou a importância de olhar com atenção e apresentar condições para que esse público tenha estrutura para produzir e comercializar o que produz. "Nós temos um plano bem delineado de fortalecer a renda dos piauienses e um terço dos piauienses vive no campo, vive da agricultura familiar. Temos que olhar para esse público com atenção e com uma estratégia bem definida, que envolve a comercialização dos produtos com cooperativas, programas públicos para esse produtor saber que, produzindo mais, ele vai ter como vender e para quem vender. A reboque disso, vem a necessidade de dar o crédito para que ele possa financiar esse aumento da produção com equipamentos e a tecnologia para a Assistência Técnica”, completou Rafael.

Programa abrangente

O secretário da SADA, Fábio Abreu, explicou que a ideia do programa é dar assistência e chegar ao maior número possível de agricultores para melhorar a vida dessas famílias que vivem do campo. "Temos, além da tecnologia, a mecanização para aumentar a produção do agricultor familiar. Então, proporcionamos os implementos agrícolas, por exemplo, tratadores e outras ações que a gente tem de estrutura para esses agricultores, os nossos colaborares, através das parcerias com universidades, escolas agrícolas. Esses membros vão levar, por exemplo, a parte de formação através da capacitação a distância ou presencial com esses estagiários, que vão ser o nosso braço em cada município. Além disso, vamos escolher em algumas comunidades, aquele representante do local que vai ser capacitado e que vai ser um agente comunitário de Assistência Técnica e Extensão Rural para a comunidade. Vamos fazer de tudo para chegar ao máximo de pessoas com essas ações", projetou Abreu.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.