Fechar
GP1

Piauí

Juiz manda jornalista Petrus Evelyn apagar postagens sobre Fábio Novo

A determinação foi expedida na manhã desta sexta (19) pelo juiz Kelson Carvalho Lopes da Silva.

A Justiça determinou que o jornalista Petrus Evelyn apague duas postagens publicadas no Instagram, na página “O Piauiense”, envolvendo o nome do deputado estadual e pré-candidato a prefeito de Teresina, Fábio Novo. A determinação foi expedida pelo juiz Kelson Carvalho Lopes da Silva, do Juizado Especial Cível e Criminal Teresina Leste 1, na manhã desta sexta-feira (19), nos autos de uma ação de indenização por danos morais cumulada com obrigação de fazer.

Fábio Novo alegou na petição inicial que a imagem do Partido dos Trabalhadores vem sendo maculada pela pagina “O Piauiense”, e que o jornalista tem ligações com o grupo de oposição ao Governo do Estado, tendo sido candidato a deputado estadual em 2022.

Foto: GP1/ReproduçãoFábio Novo e Petrus Evelyn
Fábio Novo e Petrus Evelyn

A ação aponta que o conteúdo das postagens são depreciativos à sua imagem e ao seu grupo político, sendo colocadas palavras como “criminosos” ou “maior grupo político corrupto do estado” e o vinculando a um falso escândalo de corrupção rotulado de “Escândalo da Cultura”, “se tratando de manifesta fake news já devidamente rebatida pelo Tribunal de Contas do Estado do Piauí”.

O juiz negou pedido para que Petrus Evelyn seja proibido de publicar qualquer matéria em suas redes relacionadas a Fábio Novo, por entender que a medida iria de encontro à liberdade de expressão e informação, e por ser ampla demais poderia causar prejuízos e conflito inclusive com a Constituição Federal.

Já em relação ao pedido de exclusão das publicações, o juiz entendeu que os documentos apresentados, até o momento, revelam a probabilidade do direito do pré-candidato e de possível dano.

O magistrado determinou a exclusão de duas publicações com o nome de Fábio Novo no prazo de 72 (setenta e duas) horas, a contar da intimação da decisão, sob pena de multa diária de R$ 500,00 (quinhentos reais), limitada a 30 (trinta) dias-multa.

Outro lado

O GP1 entrou em contato com o jornalista Petrus Evelyn na tarde desta sexta-feira (19) para comentar a decisão. Ele lamentou a determinação e comentou que já esperava uma decisão desfavorável para ele por parte do juiz Kelson Carvalho.

"Já denunciei o juiz Kelson Carvalho ao CNJ em relação a outro processo. É de se esperar que ele não fará um julgamento imparcial. Inclusive ele próprio já se julgou suspeito em outra ação minha e agora vai julgar nesse caso? Já era esperada esse tipo de atitude do juiz. Lamentavelmente", comentou o jornalista.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.