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Piauí possui 58,5% das rodovias em condição satisfatória, diz CNT

Pesquisa também apontou que cerca de 60,4% da malha rodoviária apresenta algum tipo de problema.

A pesquisa Rodovias 2023, realizada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), revelou que 39,6% da malha rodoviária pavimentada do Piauí é classificada como ótima ou boa. Além disso, 58,5% do pavimento encontra-se em condição satisfatória, enquanto 47,6% da geometria das vias está em ótima ou boa condição.

A pesquisa identificou áreas que demandam melhorias significativas, revelando que aproximadamente 60,4% da malha rodoviária pavimentada do estado apresenta algum tipo de problema, sendo classificada como regular, ruim ou péssima. Adicionalmente, constatou-se que 41,5% do pavimento e 52,4% da geometria das vias também enfrentam questões a serem abordadas.

Foto: Marcelo Cardoso/GP1Rodovia PI 368
Rodovia PI 368

Destaca-se que a sinalização emergiu como uma área de considerável preocupação, uma vez que 74,3% da extensão da malha rodoviária na região é avaliada como regular, ruim ou péssima nesse aspecto. Esses resultados oferecem insights valiosos sobre as deficiências na infraestrutura viária do estado, fornecendo subsídios essenciais para a implementação de medidas corretivas e estratégias de investimento visando aprimorar a qualidade e segurança das rodovias.

A pesquisa identificou 107 pontos críticos no estado. As condições do pavimento no estado geram um aumento de custo operacional do transporte de 21,8%, o que se reflete na competitividade do Brasil e no preço dos produtos. Para recuperar as rodovias no Piauí, com ações emergenciais (reconstrução e restauração) e de manutenção, é necessário R$ 1,68 bilhão.

Em 2022, o prejuízo gerado por acidentes foi de R$ 276,85 milhões. No mesmo ano, o governo federal gastou R$ 80,49 milhões com obras de infraestrutura rodoviária de transporte. Em 2023, estima-se que haverá um consumo de 25,9 milhões de litros de diesel devido à qualidade do pavimento da malha rodoviária no estado.

Esse desperdício custará R$ 170,60 milhões aos transportadores. Do total de recursos autorizados pelo governo federal para a infraestrutura rodoviária, especificamente no Piauí, em 2023 (R$ 311,56 milhões), foram investidos R$ 49,06 milhões até setembro.

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