Fechar
GP1

Piauí

Teresina reduziu número de homicídios em 20%, diz secretário Chico Lucas

Já a região metropolitana de Teresina apresentou uma diminuição de 51,85%, segundo levantamento.

O governador Rafael Fonteles e o secretário de Segurança Pública, Chico Lucas, apresentaram nessa segunda-feira (29) a análise dos dados estaduais de Segurança Pública do ano de 2023.

Os dados, expostos na estreia do programa Piauí Cast, revelaram que houve uma redução de 12,01% no número de homicídios dolosos em relação ao ano de 2022, no Piauí. A capital, por sua vez, contabilizou uma redução de 20,68%.

Foto: Divulgação/SSP-PIDados da Segurança Pública em relação aos homicídios dolosos em 2023
Dados da Segurança Pública em relação aos homicídios dolosos em 2023

Integração

Para o secretário Chico Lucas, a integração das Forças de Segurança, a gestão e as ações sociais promovidas no último ano impulsionaram a redução dos crimes em todo o Estado. “Implementamos esses eixos através de três Superintendências que foram para campo fazer diversas ações que possibilitaram os resultados positivos, que estamos apresentando para a população do Piauí”, destacou o secretário Chico Lucas.

Aumento na abertura de inquéritos e redução em roubos e furtos de celulares

O governador Rafael Fonteles ressaltou o aumento no número de inquéritos instaurados, mandados de prisão cumpridos, prisões em flagrante, procedimentos instaurados, buscas e apreensões em 2023. “A violência no Brasil está muito associada ao crime de tráfico de drogas. Em 2023, tivemos um aumento significativo do número de apreensões de entorpecentes no Piauí. Isso acaba refletindo na redução das Mortes Violentas Intencionais”, frisou.

Foto: Divulgação/SSP-PIDados da Segurança Pública em 2023
Dados da Segurança Pública em 2023

“A população tem que entender que o celular tem um número de IMEI que pode ser rastreado pelas operadoras, e nós do Governo temos acesso. Quando o aparelho é roubado e registrado o boletim de ocorrência, localizamos o mesmo e devolvemos para seus proprietários. Vamos continuar realizando a Operação Interditados e as Blitzen no combate a essa prática criminosa”, disse o governador Rafael Fonteles.

Foto: Divulgação/SSP-PIOutros dados da Segurança Pública
Outros dados da Segurança Pública

Mais políticas públicas

Em 2024, segundo Chico Lucas, a Secretaria de Segurança irá intensificar as políticas públicas e continuará mapeando as pessoas envolvidas com a criminalidade, com a finalidade de identificar potenciais vítimas e autores de homicídios. Além disso, o secretário destacou o êxito das operações policiais realizadas com o apoio do serviço de inteligência, tecnologia e o trabalho desenvolvido pela Polícia Científica do Estado do Piauí.

“As ações de trânsito realizadas na capital e no interior do Estado do Piauí, têm tirado de circulação pessoas envolvidas com práticas criminosas diversas, foragidos da Justiça e pessoas com celulares e motocicletas roubadas. No entanto, nossa maior prioridade é conscientizar a população e consequentemente salvar vidas”, finalizou Chico Lucas.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.