Fechar
GP1

Piauí

Piauí terá escassez de chuva no mês de abril, diz Inmet

Previsão é de chuva abaixo da média para o mês, o que pode afetar o potencial produtivo das lavouras.

O Piauí e os demais estados da região do Matopiba (Maranhão, Tocantins e Bahia) podem enfrentar um cenário de chuvas escassas em abril deste ano, conforme apontou o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) nesta terça-feira (02). A previsão é de chuva abaixo da média para o mês, o que pode afetar o potencial produtivo das lavouras em desenvolvimento.

O mesmo cenário está previsto para os estados de Mato Grosso e Goiás. Abril é um mês de transição entre o período chuvoso e o seco na parte central do país. A previsão de chuva abaixo da média na região pode afetar as lavouras, mas também pode facilitar a colheita.

Por outro lado, nas regiões Sul e Sudeste e no centro-norte de Mato Grosso do Sul, são previstos volumes de chuva próximos ou acima da média para o mês de abril de 2024. Isso mantém os níveis de água no solo elevados e favorece o manejo e desenvolvimento dos cultivos de primeira safra e segunda safra. No entanto, pode interromper a colheita em algumas áreas.

No sul do Mato Grosso do Sul e parte do centro-sul do Rio Grande do Sul, há possibilidade de restrição hídrica nas lavouras. A previsão aponta chuva ligeiramente abaixo da média, o que pode afetar o desenvolvimento dos cultivos que se encontram em estágios fenológicos de maior necessidade hídrica.

Em relação à temperatura, a previsão indica temperaturas acima da média em praticamente todo o país, principalmente na parte oeste das regiões Sul e Sudeste, além da Região Centro-Oeste. Nas regiões Norte e Nordeste, as temperaturas podem ultrapassar 26ºC. Na Região Sudeste, devem variar entre 22ºC e 26ºC, e na Região Sul, entre 18ºC e 24ºC. Já em áreas de maior altitude das regiões Sul e Sudeste, são previstas temperaturas inferiores a 17ºC.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.