Fechar
GP1

Piauí

Alepi aprova reajuste de 5,35% aos professores do Estado do Piauí

Além disso, os deputados aprovaram matéria que aumenta a contribuição do estado à Previdência.

A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) aprovou, nessa terça-feira (30), duas matérias que tratam, respectivamente, de reajuste de 5,35% na remuneração de professores do Estado e do aumento da contribuição do Executivo piauiense para a previdência.

No caso do magistério, os deputados aprovaram 5,35% de reajuste aos professores da educação básica do Estado do Piauí. Dessa forma, os novos vencimentos chegam até R$ 7.868,47. A matéria é de autoria do próprio Executivo e a previsão é que o reajuste já esteja incluído nos contracheques referentes ao pagamento de maio. Confira abaixo como ficará a remuneração de cada classe:

Foto: Reprodução/AlepiNovo vencimento dos professores da educação básica do Estado do Piauí
Novo vencimento dos professores da educação básica do Estado do Piauí

Já na área previdenciária, a matéria aprovada em Plenário prevê que o Executivo faça repasses à Previdência em caso de déficit atuarial, quando há desequilíbrio entre a rentabilidade necessária e a obtida. Nesses casos, a contribuição extraordinária pode chegar até o dobro dos 28% que atualmente o governo estadual repassa.

“Tal medida, foi apresentada como estratégia para preservar o equilíbrio financeiro conforme preceitos constitucionais e legais pertinentes. É notório que nos últimos anos o Poder Executivo tem enfrentado desafios significativos refletidos no crescente déficit financeiro apresentado nos exercícios de 2021 a 2023, conforme dados disponibilizados”, justificou o deputado Gustavo Neiva (Progressistas) sobre seu relatório favorável enquanto a matéria estava na Comissão de Administração Pública e Política Social (CAPPS).

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.