Sete membros do Comando Vermelho presos na tarde desta segunda-feira (14) durante uma operação na BR 343, em Campo Maior, chegaram em Teresina durante a noite sob forte escolta policial, sendo encaminhados à sede do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), na zona sul da capital. Os suspeitos detidos estavam em um ônibus alugado pela facção criminosa, que havia saído da cidade de Parnaíba com destino a Colônia Agrícola Penal Major César. Todos eles são detentos do sistema prisional e foram beneficiados com a saída temporária do Dia dos Pais.

Durante a abordagem a polícia apreendeu drogas, como cocaína e maconha, e aparelhos de celular. O motorista do ônibus também foi detido e levado à sede do DRACO. Segundo o delegado Charles Pessoa, coordenador do DRACO, a ação impediu que os detentos adentrassem o presídio com os entorpecentes e os aparelhos eletrônicos.

"É importante a gente parabenizar essa ação coordenada e executada pela Secretaria de Justiça, que conseguiu evitar que todo esse material adentrasse ao sistema penitenciário. Essa foi uma ação preventiva. Os presos não adentraram ao sistema penitenciário com esse material. Eles foram abordados antes de adentrar a unidade prisional e foi apreendido todo esse material, e eles foram conduzidos até o DRACO, que prestou esse auxílio, até porque eles integram uma facção criminosa e aqui serão autuados em flagrante delitos pelo crime de tráfico de entorpecentes, associação para o tráfico e também por integrar a organização criminosa", declarou o delegado.

Reginaldo Moreira, diretor de Administração Penitenciária da Secretaria de Justiça, ressaltou a importância do trabalho integrado das forças de segurança. "As forças de segurança hoje se encontram integradas. Foi uma ação conjunta, e nosso desafio é levar o trabalho da Polícia Penal para fora dos muros e foi o que a gente fez, conseguimos evitar que esse material adentrasse o sistema penitenciário, o que realmente demonstra a necessidade de que esse trabalho seja intensificado para que a gente possa diminuir a violência também dentro do sistema penitenciário", pontuou.

Os presos chegaram em viaturas da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que participou da operação juntamente com a Polícia Civil do Piauí, Polícia Militar e Polícia Penal.