O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) deflagrou a Operação Hades e cumpriu mandados de busca e apreensão em Teresina, nesta terça-feira (08). O objetivo é desarticular uma organização criminosa investigada por fraude fiscal e lavagem de dinheiro.

Segundo as informações do GAECO, a ação foi oriunda do Ministério Público do Maranhão e ao todo foram cumpridos 20 mandados de busca e apreensão, e de sequestro e arresto de bens nos municípios maranhenses de Caxias, Peritoró e Miranda do Norte, mas também foram cumpridos mandados em Teresina, na cidade paulista de Campinas e ainda no Rio de Janeiro.

Foto: Divulgação/ MP-MA
GAECO deflagra Operação Hades no Maranhão, Piauí, São Paulo e Rio de Janeiro

O Ministério Público do Maranhão informou que outro objetivo da operação é restituir cerca de R$ 305 milhões ao erário, montante que estima-se ter sido desviado por meio de fraude fiscal oculta patrocinada por famílias que atuam no setor de combustíveis.

A Operação Hades teve participação da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz) e a Agência Nacional de Petróleo (ANP).

Hades

Na mitologia grega, Hades era considerado um deus do submundo, estando associado a sombras e segredos. O nome da operação faz referência à fraude fiscal oculta patrocinada por famílias que atuam no setor de combustíveis, simbolizando a busca por revelar e punir as atividades ilegais.