A Polícia Civil do Piauí concluiu, nesta quinta-feira (2), a Operação Cerco Fechado com 128 prisões. A ação, deflagrada em todo o território piauiense, é uma iniciativa dentro do programa Pacto pela Ordem, da Secretaria de Segurança Pública (SSP-PI).
O foco da operação foi reduzir índices de criminalidade no Piauí, desarticulando grupos criminosos e tirando de circulação pessoas envolvidas em todos os tipos de atividades ilícitas.
Foram cumpridos, ao todo, 166 mandados de busca e apreensão. Das 128 prisões, 108 foram por mandado judicial e 20 em flagrante. Os policiais apreenderam, ainda, 21 veículos e 95 celulares, totalizando mais de R$ 1 milhão em bens retidos – incluindo dinheiro.
Os alvos da operação são investigados por crimes como furtos, roubos, tráfico de drogas, estupro, violência doméstica e homicídios/feminicídios.
Combate a facções
A Operação Cerco Fechado contou com efetivo do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), como explicou o delegado-geral Luccy Keiko. “O DRACO também atuou com prisões e apreensões de arma de fogo. Prisões de destaques ocorreram principalmente pelo DRACO, faccionados com reiteração delituosa. Nessas questões de tráfico de drogas também, indivíduos bem conhecidos no interior do Estado”, explicou.
A Polícia Militar do Piauí também participou das diligências em todo o estado.