Fechar
GP1

Polícia

DRACO deflagra operação contra membros de nova facção que se instalou em Teresina

Equipes do DRACO cumprem mandados contra 12 pessoas nos Estados do Piauí, Ceará e Goiás.

A Polícia Civil do Piauí, por meio do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), deflagrou, nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (7), operação contra membros da facção criminosa Guardiões do Estado (GDE), oriunda do Ceará. Até o momento, 5 alvos foram presos.

As equipes do DRACO estão cumprindo 12 mandados de prisão temporária e 21 mandados de busca em Teresina, em cidades do Estado cearense e no Goiás.

Foto: Alef Leão/GP1Viatura do DRACO
Viatura do DRACO

Em Teresina, os mandados de busca estão sendo cumpridos no bairro Dirceu, zona sudeste, no bairro Santo Antônio e nos residenciais Portal da Alegria e Judite Nunes, na zona sul. Já no Ceará, a Polícia Civil cumpre mandados na capital, Fortaleza, e nos municípios de Tauá e Iguatu. Também há mandados sendo cumpridos no Goiás.

Foto: Divulgação/SSP-PIAlvo preso na operação do DRACO contra a GDE
Alvo preso na operação do DRACO contra a GDE

A operação foi deflagrada com base em investigações que apontaram a atuação da facção em algumas regiões de Teresina, sobretudo na zona sul. Os membros do grupo criminoso alvos do DRACO respondem por uma série de crimes, entre eles, roubo, tráfico de drogas e homicídios.

Foto: Divulgação/SSP-PIBriefing da operação do DRACO contra a GDE em Teresina
Briefing da operação do DRACO contra a GDE em Teresina

Guardiões do Estado

Criada em 2016 no Ceará, como uma dissidência do Primeiro Comando da Capital (PCC), a facção Guardiões do Estado segue a mesma estrutura dos grandes grupos criminosos. O GP1 obteve acesso ao “estatuto” da facção, que segue a mesma linha dos manuais disciplinares de grupos como PCC e Bonde dos 40, prevendo punição com morte para aqueles que descumprirem as regras.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.