Fechar
GP1

Polícia

Organização que planejava matar auditor da Receita Federal criou site com fake news

Grupo é especializado em fraudes e movimentou milhões de reais em operações ilícitas de importação.

Nesta terça-feira (1º), uma organização criminosa que planejava matar um auditor-fiscal da Alfândega de Fortaleza (CE) foi alvo de uma operação deflagrada conjuntamente pela Receita Federal e pela Polícia Federal. Os criminosos acessaram dados reservados de sistemas, criaram um site falso para publicar fake news e realizaram denúncias inverídicas para atacar a atuação regular da Receita Federal e de seus agentes.

Especializado em fraudes no comércio exterior, o grupo é responsável por movimentar milhões de reais em operações ilícitas de importação. A ação foi batizada de Operação Portorium.

Foto: Divulgação/Receita FederalPolícia Federal
Organização que planejava matar auditor da Receita criou site com fake news

Os investigadores descobriram uma rede criminosa a partir de ameaças. Empresários utilizavam empresas de fachada para importar produtos, principalmente para abastecer o comércio popular de São Paulo.

Empresas laranjas eram usadas para mascarar os verdadeiros importadores, dificultando a fiscalização e reduzindo artificialmente os tributos devidos.

As autoridades afirmam que o esquema envolvia operações com origem no Ceará e destino a São Paulo, sem comprovação da origem dos recursos financeiros utilizados nas transações, nem dos pagamentos aos exportadores estrangeiros.

Para que as movimentações fossem acobertadas, documentos particulares falsificados também foram utilizados, resultando em autuações superiores a R$ 10 milhões pela Receita Federal.

Ao todo, são cumpridos oito mandados de busca e apreensão nos estados do Ceará e de São Paulo, além de três mandados de prisão preventiva contra os principais investigados.

Os suspeitos poderão responder pelos crimes de organização criminosa, falsificação de documentos e evasão de divisas, além de estarem sujeitos a procedimentos fiscais para a cobrança de tributos sonegados.

Cerca de 30 policiais federais e quatro auditores e analistas-tributários da Receita Federal foram mobilizados para a ação.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2025 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.
$(function () { $('.bt-alterna').click(function () { $(this).toggleClass('open_search'); }) $('[aria-expanded="false"]').click(function () { $(this).toggleClass('open_search1'); }) }); -->