A bancada piauiense da Câmara dos Deputados está entre as piores do Brasil no quesito fiscalização, conforme apontou levantamento divulgado pelo Índice Legisla Brasil. O Estado apresenta uma média de 0,8, número muito abaixo comparado a médica nacional, com índice 2.

O parâmetro de fiscalização soma a média de quatro requisitos, são eles: requerimento e fiscalização; emendas parlamentares; emendas de medidas provisórias; emendas de orçamento.

Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
Plenário da Câmara dos Deputados

Mas nada está perdido, em outros cenários, o Piauí aparece como um dos Estados com índices próximos da média nacional. Nesses quesitos, alguns parlamentares piauienses também ganham destaque na atuação legislativa.

Acima da média nacional

No que tange a produção legislativa, o Piauí chega a alcançar a marca de 3,1, em comparação a média nacional de 4,5. O deputado federal Florentino Neto (PT) é um dos parlamentares que supera a média nacional, e registra uma pontuação acima da média do Brasil.

Foto: Lucas Dias/GP1
Florentino Neto

Com 5 pontos, o parlamentar tem uma avaliação positiva considerando: projetos; protagonismo; relevância das autorias; votos em separado apresentados; substituitivos apresentados; relatorias apresentadas; presença em plenário; emendas de plenário.