Com a crise econômica e a necessidade de cortar gastos, a Argentina está recorrendo ao Brasil para a fabricação das notas de peso argentino, conforme apurou a Revista Oeste. A Casa da Moeda Brasileira deverá produzir neste ano cerca de 20 milhões de cédulas, gerando 1 bilhão de notas até o fim do ano.

A fabricação dos pesos no Brasil já ocorre desde 2020. No ano passado, a Casa da Moeda produziu cerca de 600 milhões de cédulas para a Argentina. Lula tem encontrando frequentemente o presidente Alberto Fernandez, com a intenção de ajudar o país vizinho, que está mergulhado em uma grande crise financeira.

Foto: Reprodução/Twitter
Lula e Fernández em encontro.

De acordo com o Superintendente do Departamento da Casa da Moeda, o local tem capacidade ociosa e por isso os negócios com a Argentina foi fechado. “O que a gente tem de capacidade ociosa, a gente tenta encontrar negócios que garantam a ocupação dessa capacidade”, explicou Marcone Leal.

O Governo Argentino também está buscando outras alternativas. Além do Brasil, ele recorreu à alguns países europeus e também à China para a compra das cédulas.

Com informações do repórter Mateus Rocha