A Câmara Municipal de Teresina realizou, na manhã desta segunda-feira (11), a sessão solene “Trindade Vive”, em homenagem à ex-vereadora Francisca Trindade (PT). Durante o evento, o presidente da Casa, Enzo Samuel (PDT), falou sobre a importância da ativista política para os teresinenses, em especial os mais vulneráveis.

“Acredito que mais que ninguém, Francisca Trindade representava o sentimento do povo. Cresci vendo ela fazendo política e carregando uma mensagem que até hoje repito: nós que viemos da periferia podemos ser quem quisermos. Ela era alguém extremamente representativa para o sentimento e vontade popular”, destacou o presidente do Legislativo Municipal.

Para o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, senador Wellington Dias (PT), que esteve presente na homenagem, Trindade foi uma companheira de luta no início dos anos 2000 e por isso é necessário relembrar a sua história.

“Quando a gente abrir uma torneira em uma comunidade que não tinha água, quando a gente entregar um título de terra para alguém que não tinha, vamos lembrar de Francisca Trindade. Reconheço Trindade como uma liderança no Piauí e no Brasil. Uma presença séria, respeitada e dedicada, que abraçou cada causa, até na hora de sua morte”, disse o ministro Wellington Dias.

História

Francisca das Chagas da Trindade foi uma líder social, teóloga, professora e política brasileira filiada ao Partido dos Trabalhadores (PT). Foi vereadora, deputada estadual e deputada federal. Trindade faleceu aos 37 anos em julho de 2003 em São Paulo, vítima de aneurisma cerebral.