Todo entendimento para as eleições de 2024 está sendo firmado com vistas ao pleito de 2026. Por esse motivo, todo empenho dos principais líderes políticos do Piauí para que o resultado do processo vindouro seja positivo e leve ao patamar de competitividade para cargos proporcionais e majoritários, sobretudo no que tange à busca por uma das duas vagas de senador.

Em conversa com o GP1 nesta segunda-feira (25), o presidente regional do PSD no Estado, deputado federal Júlio César Lima, entrou na disputa e confirmou suas pretensões de se lançar ao Senado Federal. Exercendo o sétimo mandato consecutivo, ele argumentou que já teve paciência demais esperando pelos apoios necessários para colocar em prática o projeto de deixar a Câmara dos Deputados e se lançar ao Senado.

Foto: Lucas Dias/GP1
Júlio César

Júlio César voltou a destacar o potencial e a envergadura do PSD, que, de acordo com o dirigente, são critérios que conferem robustez a qualquer partido em busca de maior relevância no cenário político. Ainda segundo o deputado, no pleito anterior, a sigla teve um papel de destaque em todo o estado no resultado das eleições.

“O que faz reivindicar e conseguir a indicação da vaga é a força do partido que nos representamos. A importância que ele teve nessa eleição que projeta importância maior eleição seguinte, pela força e fidelidade ao grupo do governo. Eu sou deputado federal de sétimo mandato, acho que é muita paciência, então o cargo majoritário é o nosso desejo”, afirmou Júlio César.

Está no Senado

Atualmente o PSD do Piauí está representado no Congresso por meio da senadora Jussara Lima, que na condição de primeira suplente do titular da vaga, o atual ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, assumiu o mandato. No entanto, a ideia é ser “dono” oficial do cargo e não depender de mexidas políticas para estar no cargo.

Mais nomes

Além de Júlio César e do senador Marcelo Castro (MDB), que vai para a reeleição, a base do governador Rafael Fonteles conta ainda com mais dois postulantes ao cargo: os deputados federais do PT, Flávio Nogueira e Francisco Costa. Na relação surgiu nos últimos dias, o nome do presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, deputado estadual Franzé Silva.