Fechar
GP1

Política

Fruticultura no Piauí é altamente viável, diz chefe da Embrapa

O chefe-geral da Embrapa acredita que o Piauí está no caminho certo ao querer iniciar a sua plantação de uva utilizando tecnologia moderna.

O chefe-geral da Embrapa Semi-árido em Petrolina, Natoniel Franklin de Melo, disse, na manhã desta segunda-feira (19), que o Piauí está no caminho certo ao incentivar a produção de uva e de outras frutas tropicais. Ele reconheceu que o solo piauiense é de qualidade superior, por ser mais arenoso.

Ao considerar positiva a ideia do Governo do Estado, Natoniel Melo explicou que a Embrapa de Petrolina produz tecnologia para todo o semiárido nordestino, que compreende cerca 1 milhão de quilômetros quadrados, boa parte deles no Piauí, e a experiência mostra que este é o melhor caminho para o Nordeste.

Marrecas, plantação de uvas

Em Petrolina, as principais culturas são a uva e a manga. “A manga ocupa uma área de 22 a 24 mil hectares, e a uva, uns 10 mil hectares, sendo que a uva produzida aqui responde por até 92% das exportações da fruta no Brasil”, acrescenta.

O chefe-geral da Embrapa acredita que o Piauí está no caminho certo ao querer iniciar a sua plantação de uva utilizando tecnologia moderna, o que evita riscos de disseminação de doenças que podem acabar com o plantio. “A fruticultura no Piauí é altamente viável, o que precisava era de incentivo”, disse Natoniel Melo.

Ao confirmar sua presença no 1° Festival da Uva de São João do Piauí, que tem início no próximo dia 29, Natoniel Melo fez questão de destacar a participação da Codevasf neste processo. “A Codevasf tem sido uma parceira muito importante em tudo isso”, concluiu.

 

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.