Fechar
GP1

Política

Governador do Piauí lança festival da uva para empresários de Petrolina

Wellington Dias disse aos empresários pernambucanos que o Piauí, hoje, dispõe de 6 mil quilômetros de rios perenes e perenizados.

O governador Wellington Dias lançou no final da manhã desta terça-feira (20), em Petrolina, o 1° Festival da Uva de São João do Piauí, iniciativa do Governo do Estado que visa divulgar as potencialidades da região, principalmente na área da fruticultura irrigada.

Acompanhado do vice-governador Wilson Martins e de secretários de Estado, Wellington Dias apresentou a empresários e autoridades pernambucanas as oportunidades de negócios na produção de frutas nos vales piauienses, principalmente no vale do rio Piauí, onde irrigantes do assentamento Marrecas, na zona rural de São João do Piauí, já produzem uva de qualidade.

Ao iniciar seu pronunciamento, o governador destacou a importância da parceria com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e lembrou que, durante muito tempo, o Piauí foi considerado o “patinho feio”, onde só existia muita pobreza. “O Piauí nunca foi visto pelo lado de suas potencialidades, mas a história agora mudou".

Wellington Dias disse aos empresários pernambucanos que o Piauí, hoje, dispõe de 6 mil quilômetros de rios perenes e perenizados e com barragens de grande porte, como a do Jenipapo, que possui um reservatório para quase 300 milhões de metros cúbicos de água, oferecendo à região de São João do Piauí um grande potencial para a irrigação.

Ao lado disso, o governo está montando uma infraestrutura que garanta o escoamento da produção, através de estradas asfaltadas, inclusive em direção a Pernambuco, como a que liga Simplício Mendes a Conceição do Canindé e Jacobina do Piauí. “Temos também a ferrovia Transnordestina, cujas obras estão começando agora no Piauí e estamos trabalhando o lado das hidrovias”.

O governador destacou também os investimentos em energia, explicando que em São João do Piauí fica o maior entroncamento energético do Meio Norte, o que garante conforto energético para qualquer investimento.

Na área da fruticultura, Wellington disse que já existem experiências consolidadas tanto em São João do Piauí como nos Tabuleiros Litorâneos e nos Platôs de Guadalupe. “A fruticultura pode gerar muito mais emprego do que oferece o cultivo da soja, por exemplo”.

Além do vice-governador Wilson Martins, acompanharam o governador Wellington Dias, o coordenador de Comunicação Social, Wellington Soares, e o secretário de Desenvolvimento Rural, Rubens Martins. Também estiveram presentes o prefeito de Petrolina, Júlio Lóssio, os deputados federais Paes Landim (PI) e Osvaldo Coelho (PE), e o prefeito de São João do Piauí, Robert Paes Landim. O secretário Wagner Maciel representou o governador Eduardo Campos.

 

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.