Fechar
GP1

Política

Tribunal Regional Eleitoral do Piauí cassa o mandato do prefeito de José de Freitas

O TRE decidiu ainda que Freitas ficará inelegível por oito anos e que o segundo colocado nas eleições de José de Freitas, o médico Ricardo Camarço irá assumir imediatamente.

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarPrefeito Robert Freitas(Imagem:Divulgação)Prefeito Robert Freitas
O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE) cassou por unanimidade (5x0), na tarde desta quinta-feira (9 de setembro de 2010), os mandatos do prefeito de José de Freitas-PI, Robert de Almendra Freitas e do vice-prefeito Carlos Estevam Sales de Oliveira, pelos crimes de abuso de poder econômico e captação ilícita de sufrágio, nas eleições de 2008. O TRE ainda deixou Robert Freitas inelegível por oito anos. O Tribunal Regional Eleitoral determinou ainda, a posse imediata na Prefeitura de José de Freitas, do segundo colocado nas eleições de 2008, para prefeito, Ricardo Camarço (PPS) e do seu vice João Emílio (PP).

Ricardo Camarço poderá ser empossado ainda neste final de semana, no comando do Município de José de Freitas, que se encontra em festa. A juíza eleitoral Maria Zilnar Coutinho Leal, que cassou os mandatos de Robert Freitas e de Carlos Estevam, em duas ações, no ano passado, deverá diplomar Ricardo Camarço e João Emílio nesta sexta-feira (10). O julgamento da AIME que cassou o prefeito Robert Freitas e o vice-prefeito Carlos Estevam teve início às 12h50min e terminou por volta das 17 horas desta quinta-feira. Carlos Estevam Sales de Oliveira acompanhou todo o julgamento. A defesa do prefeito cassado foi feita pelo advogado Willian Guimarães.

O advogado Norberto Campelo que defende a Coligação Vitória Que Vem do Povo foi quem fez a defesa oral no TRE-PI e pediu a cassação de Robert Freitas e de Carlos Estevam, sendo que o Ministério Público Eleitoral foi representado pelo Procurador Marco Aurélio Adão, que também pediu a cassação do prefeito e do vice-prefeito. O relator do processo foi o juiz federal Marcelo Carvalho Cavalcante de Oliveira que votou pela cassação de Robert Freitas e de Carlos Estevam que vinham administrando o Município de José de Freitas, há um ano e seis meses, através de uma liminar. Também seguiram o voto do relator, o desembargador Haroldo Rehem e os juízes Luiz Gonzaga Viana Filho, Jorge Veloso e Manoel Dourado. O Presidente do TRE-PI, desembargador Raimundo Eufrásio já está providenciando comunicação à Câmara de José de Freitas-PI sobre a cassação do prefeito Robert Freitas e do vice-prefeito Carlos Estevam. O advogado Norberto Campelo disse que foi feito justiça, pois as provas que cassaram Robert Freitas são muito robustas.


Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.