Fechar
GP1

Política

Senador Wellington Dias discute com os picoenses medidas de combate às drogas

Palestra aconteceu no último final de semana e atraiu representantes dos vários segmentos da sociedade picoense.

O senador Wellington Dias (PT) participou na manhã do último sábado, 26, de um debate com a comunidade picoense sobre as medidas adotadas pelo governo federal no combate às drogas. O encontro foi realizado no auditório da Escola Normal e Oficial de Picos e contou com a presença de representantes dos diversos segmentos da sociedade organizada.

Imagem: José Maria Barros/GP1Wellington Dias profere palestra em Picos(Imagem:José Maria Barros/GP1)Wellington Dias profere palestra em Picos

Presidente da Subcomissão Temporária de Políticas Sociais Sobre Dependentes Químicos de Álcool, Crack e outros, o senador Wellington Dias proferiu palestra com o tema: “A importância da rede de atendimento no tratamento da dependência química”.

Antes do senador, o juiz da 3ª Vara da Comarca de Picos, Geneci Benevides Ribeiro falou sobre a falência do sistema prisional na reabilitação de pessoas, enquanto o padre Gregório Leal Lustosa, pároco da Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios, falou sobre o trabalho do Grupo Esperança Viva, que ajuda na recuperação de dependentes químicos através de internações na Fazenda da Esperança.

O senador Wellington Dias mostrou sua preocupação com os problemas das drogas e reforçou a necessidade de se trabalhar uma prevenção integrada envolvendo família, escola, saúde, assistência social, enfim, a sociedade como um todo. “Quando muitos erros acontecem o erro não é individual, a sociedade falha”, enfatizou.

Imagem: José Maria Barros/GP1Senador destaca medidas de combate às drogas(Imagem:José Maria Barros/GP1)Senador destaca medidas de combate às drogas

Em entrevista coletiva, o senador Wellington Dias disse que o caminho é trabalhar junto o combate às drogas, buscando reduzir a produção, endurecer as ações contra os traficantes que comercializam, mas também diminuir a demanda e reduzir o consumo.

Imagem: José Maria Barros/GP1Auditório ficou lotado(Imagem:José Maria Barros/GP1)Auditório ficou lotado

Como medidas eficazes o parlamentar destacou a prevenção nas escolas, com palestras explicando quais os efeitos de cada droga e, ao mesmo tempo, ter uma rede para cuidar dos usuários que já são dependentes.

Imagem: José Maria Barros/GP1Juiz fala sobre falência do sistema prisional(Imagem:José Maria Barros/GP1)Juiz fala sobre falência do sistema prisional

“É preciso uma estrutura de alta complexidade na saúde para tratar dos dependentes. Isso se espalharia em todo o Brasil, em cada hospital de atenção básica, em unidades de média complexidade como o Justino Luz, em Picos. Ter uma base de internação 24 horas e com recursos para viabilizar tudo isso”, sugeriu.

Além disso, o parlamentar aponta a necessidade de se ter uma rede de comunidades ou clínicas terapêuticas que possa fazer o acolhimento e tratar dessas pessoas, para que elas, após serem desintoxicadas, permaneçam na abstinência e sejam reinseridas na sociedade e no convívio familiar.

Imagem: José Maria Barros/GP1Padre Gregório enumera ações do Grupo Esperança viva(Imagem:José Maria Barros/GP1)Padre Gregório enumera ações do Grupo Esperança viva

Wellington Dias anunciou na ocasião que nesta terça-feira, 29 de novembro, a presidente Dilma lançará um plano nacional de políticas sobre drogas, e que no próximo ano haverá uma conferência nacional envolvendo entes públicos e a sociedade civil visando tratar sobre o tema.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.