Fechar
GP1

Política

Sessão solene na Câmara Municipal de Picos em homenagem à mulher é marcada por protestos

Faixas e cartazes mostrando o descaso da administração municipal de Picos foram expostos no plenário "Pedro Barbosa da Silva".

Representantes de vários bairros de Picos e de entidades da sociedade civil organizada aproveitaram a sessão solene em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, realizada na Câmara Municipal de Picos na noite de ontem, 18 de março, para protestarem contra o descaso da administração Gil Marques de Medeiros, o Gil Paraibano (PMDB).
Imagem: José Maria BarrosMoradores cobram melhorias para os bairros de Picos(Imagem:José Maria Barros)Moradores cobram melhorias para os bairros de Picos
Na sessão solene estavam presentes o prefeito Gil Paraibano, deputada federal Iracema Portela (PP), deputados estaduais Kléber Eulálio (PMDB) e Tadeu Maia (PSB), deputadas estaduais Belê Medeiros (PSB), Margarete Coelho (PP) e Juliana Moraes Sousa (PMDB), além de expressivo número de pessoas, a maioria mulheres.

Apoiados pelo padre José Walmir de Lima, pároco da Paróquia de São José Operário, representantes de vários movimentos sociais e de associações de moradores lotaram o plenário “Pedro Barbosa da Silva”, para participarem da sessão solene. Eles aproveitaram para afixar faixas e cartazes cobrando mais compromisso do gestor municipal.
Imagem: José Maria BarrosNas faixas toda a indignação da comuinidade picoense(Imagem:José Maria Barros)Nas faixas toda a indignação da comuinidade picoense
Dentre os movimentos que participaram do protesto, destaque para a Famcc Regional Sul, Aprosep, Movimento LGBTS, Comissão Pró-Conselho de Direitos da Mulher em Picos, Associação de Moradores dos bairros Passagem das Pedras, Boa Vista, Ipueiras, São José, Morada do Sol, Junco, Parque de Exposição, Paraibinha, Altamira, povoados Cristovinho, Três Potes e Valparaiso, dentre outros.

Nas faixas e cartazes expostos nas dependências da Câmara Municipal de Picos toda a indignação da população para com a insensibilidade do prefeito Gil Paraibano, que mesmo procurado insistentemente não tem atendido às reclamações das comunidades, que clamam por investimentos em infra-estrutura, além de melhorias na saúde, trânsito, educação e demais setores.
Imagem: José Maria BarrosMoradores denunciam descaso da administração municipal(Imagem:José Maria Barros)Moradores denunciam descaso da administração municipal
“O bairro Parque de Exposição pede socorro, vivemos em total abandono”, Rosas? Queremos políticas públicas para as mulheres”, “Segurança no trânsito já”, “A autoridade é dada por Deus, não pode servir a si mesma oprimindo e explorando o povo”, “Infra-estrutura já! Pavimentação, saneamento e iluminação”, “A cidade é de todos, mas quando?”, “Altamira pede posto de saúde e retirada do lixão”, “A comunidade de Três potes continua abandonada pelo poder público, não tem nada” e “O bairro Pedrinhas pede socorro!”, são alguns exemplos retratados nas faixas e cartazes que mostram a indignação do povo para com a gestão municipal.
Imagem: José Maria BarrosArquivo enviado: População lota plenário da Câmara de Picos e aproveita para protestar(Imagem:José Maria Barros)Arquivo enviado: População lota plenário da Câmara de Picos e aproveita para protestar

No meio da sessão solene, representantes dos movimentos sociais retiraram as faixas e cartazes que estavam expostos e esvaziaram o plenário. O protesto se deu em razão de que a direção da Câmara Municipal de Picos que havia concordado em ceder um espaço para que o padre José Walmir de Lima pudesse expor os problemas vivenciados pela comunidade picoense, de repente recuou e não mais permitiu que isso acontecesse.
Imagem: José Maria BarrosArquivo enviado: Padre Walmir e diretores da Famcc fazem reivindicações à deputada Belê(Imagem:José Maria Barros)Arquivo enviado: Padre Walmir e diretores da Famcc fazem reivindicações à deputada Belê
Segundo o padre José Walmir de Lima, estava acertado um momento para a fala de um representante dos movimentos sociais, mas, no meio da sessão, a presidência da Câmara resolveu mudar tudo, por isso os moradores decidiram se retirar em peso da sessão, esvaziando o plenário em protesto pelo não direito de expressão da população.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.