Fechar
GP1

Política

Comissão de parlamentares vai realizar nova vistoria em hospitais públicos de Teresina

Os resultados devem ser divulgados no dia 10 de maio.

A vereadora Teresa Britto (PV) anunciou que uma comissão de parlamentares vai visitar novamente os hospitais públicos da capital para averiguar quais modificações ocorreram desde o início do ano, quando foi entregue um relatório ao Ministério Público que constatou a subutilização dos hospitais.

A visita, que deve acontecer na próxima semana, deve ser feita ao Hospital de Urgência de Teresina (HUT), Hospital Getulio Vargas (HGV) e Hospital da Policia Militar (HPM). Devem participar a vereadora do PV, os vereadores Luis Lobão (PMDB), R. Silva (PP), além da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Teresina.

Segundo Teresa Britto, o motivo para essa nova visita é fazer um comparativo da situação atual destes hospitais com a que foi encontrada nas visitas anteriores, feitas no final do ano de 2010. Os resultados devem ser divulgados no dia 10 de maio.

Em fevereiro deste ano, uma comissão de vereadores entregou relatório ao Ministério Público verificando que 35% do orçamento da capital é direcionado a área da saúde, enquanto a Constituição prevê um percentual de 15%. Algumas unidades como o Hospital da Polícia Militar estavam subutilizados, sendo que 56% de seus leitos são utilizados de maneira inadequada, ou apenas não estão sendo ocupados.

“Queremos saber se os procedimentos tomados pelos governos já surtiram efeitos positivos. Temos que fazer essa avaliação constante senão a realidade não mudará. Os vereadores estão comprometidos em ajudar na solução dos problemas da saúde. Esperamos encontrar mais ação dentro dos hospitais”, esclareceu a vereadora.

Já na maternidade do bairro Promorar esse percentual era de 70%. Teresa Britto disse que havia um verdadeiro descaso com a saúde pública, uma realidade de caos.
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.