Fechar
GP1

Política

Deputado Júlio César solicita urgência para realização do plebiscito sobre a criação do Gurguéia

O pedido conta com as assinaturas de líderes de partidos do governo e da oposição e representam 377 apoiadores.

Imagem: Divulgação/GP1Clique para ampliarDeputado Júlio César(Imagem:Divulgação/GP1)Deputado Júlio César
O deputado Júlio César (DEM) protocolou nesta quinta-feira (16), na Secretaria Geral da Mesa da Câmara Federal, requerimento solicitando urgência para a apreciação do Projeto de Decreto Legislativo nº 439/1994, que convoca plebiscito sobre a criação do Estado do Gurguéia. O pedido conta com as assinaturas de líderes de partidos do governo e da oposição e representam 377 apoiadores.

“São mais de 200, além do que prevê o Regimento Interno da Câmara dos Deputados”, explica o parlamentar, ao revelar o apoio de mais de 73% da composição de 513 parlamentares da Casa, em prol da urgência para a tramitação da matéria.

Segundo Júlio César, o PDL já está pronto para ser incluso na pauta de votação do plenário da Casa deste o ano de 2006. Com o pedido de urgência ficam dispensadas as exigências, interstícios e formalidades regimentais para que a proposição seja apreciada de forma imediata. Com a aprovação da matéria, a população do Piauí poderá, finalmente, decidir se quer ou não a criação do estado do Gurguéia, território desmembrado do sul do estado do Piauí.

Nos termos da Constituição Federal, os estados podem incorporar-se, subdividir-se ou desmembrar-se para se anexarem a outros ou formar novos estados ou territórios federais mediante aprovação da população diretamente interessada, por meio de plebiscito, e do Congresso Nacional, por lei complementar.

O prazo para a realização do plebiscito após ser promulgado o Projeto de Decreto Legislativo pelo presidente do Senado Federal, responsável pelo ato, é de seis meses após a publicação do Decreto Legislativo no Diário Oficial da União.
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.