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Comissão que analisa planilha do transporte coletivo de Teresina se reúne e define calendário

A comissão conta com representantes da Câmara de Vereadores e da Assembleia Legislativa, do poder executivo, da OAB, do Sindicato dos Transportes, além de representantes dos usuári

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) recebeu hoje a Comissão Especial criada pela Prefeitura de Teresina através do Decreto nº 11.481 de 15 de setembro de 2011 para analisar a planilha de custos apresentada pelo SETUT que justifica o aumento da passagem para R$ 2,10. A comissão conta com representantes da Câmara de Vereadores e da Assembleia Legislativa, do poder executivo, da OAB, do Sindicato dos Transportes, além de representantes dos usuários do transporte coletivo e de estudantes.

Na reunião dessa terça-feira (20) os membros da Comissão foram apresentados e em seguida foram definidas as linhas de trabalho em torno da planilha. O Procurador Henrique José de Carvalho Nunes Filho, representante da Procuradoria Geral do Município e presidente da comissão destacou a finalidade daquela equipe. “Sabemos que existem muitos pontos a serem corrigidos e discutidos em relação às melhorias do transporte de Teresina, mas a curto prazo precisamos conferir os dados da planilha em menos de 2 meses entregar o resultado”, explicou Henrique José.

O representante da OAB Eduardo Albuquerque defendeu que aquela comissão deveria se estender além do prazo definido no decreto. “ essa comissão deve ser permanente para que crie estratégias a longo prazo porque se não forem resolvidos os problemas maiores todo ano vai ter aumento e reclamação”, opina o advogado.

Oneida Barros Bezerra, engenheira agrimensora representante do CREA disse que a reclamação dos estudantes não é o preço. "Eles não reclamam do preço, eles reclamam que o preço é caro mas o serviço é precário. Segundo muitos deles já me disseram, para eles não haveria problema no preço se o serviço oferecido fosse de qualidade", disse a engenheira.

Inácio Carvalho, da Secretaria Municipal de Governo da Prefeitura, acredita na Comissão. “Acredito que aumentando a representatividade a gente possa ter mais idéias para resolver a longo prazo. O prefeito Elmano Férrer está decidido a fazer a integração do transporte de Teresina”, disse Inácio. “Inclusive eu estive em Campina Grande e João Pessoa, municípios geográfica e financeiramente parecidos com Teresina e vi como funciona lá. O nível de satisfação das pessoas é imenso”, destacou o ex-vereador.

A engenheira Calina Barros, técnica da Empresa de Transportes de Fortaleza (Etufor), que equivale à STRANS DE Teresina, a, vai apresentar amanhã (21), próxima reunião da Comissão, os detalhes da planilha do transporte coletivo de Teresina. para tirar as dúvidas em torno dos diversos questionamentos que existem em torno da definição da planilha de custos que serve como base para o reajuste da tarifa dando como exemplos situações que realizam em Fortaleza e que dão certo.

Segundo Inácio Carvalho, além da engenheira também virão dois técnicos de João Pessoa na próxima semana para avaliar a realidade de Teresina e ver como pode ser feita a integração do transporte coletivo.

A deputada Flora Izabel, representante da Assembleia Legislativa, disse que na reunião de amanhã terá uma demonstração sobre os elementos que compõem a planilha do transporte na capital. Durante a reunião, a deputada petista apresentou uma proposta no sentido de ajudar a comissão formular um projeto para o sistema de integração dos ônibus, incluindo a cidade de Timon e mais 12 cidades do Piauí que fazem parte da Região Integrada de Desenvolvimento da Grande Teresina.

"O regulamento da Lei que criou a Grande Teresina prevê recursos federais para várias áreas que são comuns aos municípios da região integrada e o transporte é uma destas áreas. Então, a gente está na comissão para contribuir com a melhoria do transporte da capital. Como há a previsão de recursos federais para o transporte, não custa nada a cidade de Teresina ir em busca deles", falou Flora Izabel, que defendeu a climatização dos ônibus para dar conforto aos passageiros da capital. “A climatização dos ônibus não é luxo, é uma necessidade básica”, finalizou a parlamentar.



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