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Política

Deputado propõe que escola ensine aluno a conviver com a seca

O deputado defende ações imediatas para amenizar o sofrimento das famílias

O drama de milhares de piauienses que sofrem com a pior seca dos últimos 50 anos foi tema do discurso do deputado estadual Fernando Monteiro (PTB) na última quarta-feira (14), quando ele defendeu ações imediatas para amenizar o sofrimento das famílias.

“Os pequenos agricultores recebem ajuda de programas assistenciais, como o Bolsa Família, Bolsa Estiagem, Segura Garanti Safra, mas que não dispõe das condições mínimas de continuar vivendo numa região onde não existe água sequer para consumno humano e animal. Além das ações emergenciais é necessário pensar em providências de caráter preventivo, sobretudo na região do semiárido”, propôs.

Ex-secretário de Defesa Civil no governo Wellington Dias, Fernando Monteiro lembrou que o órgão dispõe de um levantamento detalhado sobre todas as comunidades do semiárido que precisam de abastecimento; a distância dessas localidades para as fontes de água, o percurso e o custo desse abastecimento.

Imagem: ReproduçãoDeputado estadual Fernando Monteiro (PTB)(Imagem:Reprodução)Deputado estadual Fernando Monteiro (PTB)

“É possível levar ações definitivas para esse povo, com ajuda do governo federal. Além dessas ações, estamos apresentando uma proposição para tentar mudar a cabeça do homem do semiárido. Evidentemente que não conseguiremos, da noite para o dia, produzir uma nova mentalidade nos homens do campo, já adultos e estão acostumados com a atual realidade.
Estamos propondo que a Secretaria de Educação insira na grade curricular das disciplinas já existentes... Ciências, no Ensino Fundamental, e Biologia, no Ensino Médio, os conteúdos curriculares ensinando aos alunos como conviver com a seca, sugerindo o plantio de mudas resistentes à longos períodos de estiagem, bem como a criação de animais rústicos, que melhor se adaptem à falta de água e de alimento”, explicou Monteiro.

Pela proposta, a criança passa a estudar temas relacionadas à própria realidade. “Hoje, nossos filhos são ensinados sobre uma realidade e, ao chegarem em casa, se deparam com uma outra completamente diferente daquela que acabou de aprender na escola. Devemos em sinar a essas crianças que elas não precisam sair da sua terra natal para alcançar êxito na vida, como aconteceu com gerações passadas, acabando com a autoestima desses piauienses. Educação contextualiza dos conteúdos com a realidade da região deve fazer parte dos currículos escolares desde as primeiras séries, para que esses pequenos piauienses possam aprender a conviver com a seca”.

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