Fechar
GP1

Política

Deputado Fernando Monteiro solicita implantação de escola técnica agrícola para Santa Filomena

Fernando Monteiro explica a importância do teor de seu requerimento apresentando as características e potencialidades do município e realizando um retrospecto das necessidades e de

Imagem: ReproduçãoDeputado estadual Fernando Monteiro(Imagem:Reprodução)Deputado estadual Fernando Monteiro

O deputado estadual Fernando Monteiro apresentou hoje (16) na Assembleia Legislativa do Piauí – ALEPI – um requerimento solicitando ao Governador Wilson Martins e ao Secretário de Educação Átila Lira a implantação de uma escola técnica agrícola na cidade de Santa Filomena, situada a 767 km de Teresina, no extremo sul do Piauí.

Fernando Monteiro explica a importância do teor de seu requerimento apresentando as características e potencialidades do município e realizando um retrospecto das necessidades e demandas da cidade.

Estrada reivindicada há mais de 100 anos

“Lá naquela região, há mais de 100 anos que eles reivindicam e esperam por essa estrada que liga o município de Santa Filomena a Gilbués”, conta o deputado. “A cidade é uma grande produtora de soja e para escoar essa produção sempre foi uma grande dificuldade, as carretas atolando na lama, a estrada intrafegável, se gastava em média de 8 a 10 horas para transpor apenas 130 km, isso porque até pouco tempo não tinha estrada, isso era um desestímulo à produção”, enfatizou Fernando Monteiro.

Imagem: ReproduçãoBR-235/PI (Santa Filomena/Gilbués):(Imagem:Reprodução)BR-235/PI (Santa Filomena/Gilbués)

O deputado estadual destacou também que Santa Filomena apresenta um dos mais altos índices de produção de soja do Piauí. “São 120 mil toneladas por ano, o que a coloca como a 5ª economia agrícola do nosso estado”, explicitou. “Naquele município existem 300mil hectares de terras agricultáveis e só estão sendo utilizados 80 mil hectares, por quê? Porque as péssimas condições da estrada tem afugentado os investidores", enfatizou Fernando Monteiro.


Pedido da estrada enfim é atendido

Fernando Monteiro informa em tom de grande satisfação que as reivindicações para a construção da estrada de Santa Filomena enfim serão atendidas. “E agora nós estivemos no fim do mês passado com o governador Wilson Martins para acompanhar o início da obra. Hoje, já está com cerca de 30 a 40 km de estrada preparada, as obras começaram agora em janeiro”, disse. “Há essa expectativa de que as coisas vão melhorar, de que vai haver um escoamento melhor da produção devido à construção dessa estrada, que trouxe um ânimo muito grande para os produtores, a expectativa é de dobrar a produção de 2011 de 120 mil toneladas para 240 mil agora em 2012”, completou o parlamentar petebista.

Imagem: José Bonifácio/GP1Início das obras para pavimentação da BR-235/PI (Estrada Gilbués/Santa Filomena)(Imagem:José Bonifácio/GP1)Início das obras para pavimentação da BR-235/PI (Estrada Gilbués/Santa Filomena)

“Essa estrada está sendo construída com recursos federais, com as emendas dos deputados federais e com recursos do PAC, que já foram liberados e já estão sendo utilizados nas obras que estão em andamento desde janeiro deste ano. É uma estrada federal, é uma realidade a construção da estrada”, disse em tom empolgado.

Novos investimentos precisam de mão de obra qualificada

Fernando Monteiro defendeu que, com as obras da estrada e com o potencial do município, novos investidores e novos projetos já estão chegando à região. “Há uma convicção de que a estrada vai ser feita, o novo problema agora é a mão de obra qualificada”, disse Fernando Monteiro. “Por causa disso, estão importando mão de obra de outros estados, do Mato Grosso, do Mato Grosso do Sul, enfim, de outros lugares, é porque aqui está faltando essa qualificação”, completou.

Escola agrícola para Santa Filomena

Justamente pelo potencial já existente na região e por esses avanços na infraestrutura, Fernando Monteiro solicitou ao governador na ALEPI que seja implantada uma escola técnica agrícola. “E pelo potencial já existente, há uma necessidade imprescindível, fundamental, de oferecer condições para qualificar a mão de obra”, disse o deputado. “Então essa escola técnica agrícola tem que ser instalada porque se não vai sair o antigo ponto de estrangulamento, que era a falta da estrada e vai haver outro, a falta de mão de obra”,
argumentou.

“Se hoje estão trazendo mão de obra de outros estados, os piauienses daquela região acabam ficando de fora, então qualificar é gerar emprego e renda, por isso, é uma urgente prioridade a instalação de uma escola técnica agrícola em Santa Filomena”, enfatizou Fernando Monteiro.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.