Fechar
GP1

Política

Promotora Myrian Lago chama Wellington Dias de "índio cara de pau"

A mesma promotora pediu a impugnação do candidato petista à prefeitura de Teresina e manteve conversas pessoais e de campanha com Firmino Filho pelo Twitter.

A promotora Myrian Lago, da 1ª zona eleitoral de Teresina, responsável pela ação impetrada em 12 de julho passado, pedindo a impugnação do candidato do PT à prefeitura da capital piauiense, Wellington Dias, pode ter sua competência colocada em suspeição. A página pessoal do twitter dela revela inúmeras conversas com Firmino Filho, do PSDB, adversário do petista nesta campanha em Teresina.

Imagem: Dantércio CardosoPromotora Myrian Lago (Imagem:Dantércio Cardoso)Promotora Myrian Lago

Oito dias antes de Myrian Lago entrar com ação solicitando a cassação do registro de candidatura de Wellington Dias, ela conversa em tom de aproximação pessoal com o candidato tucano através da internet, orientando-lhe sobre utilização de discursos que ela julga inapropriados a Firmino Filho. “@firmino_filho Eu excluiria as expressões "Teresina mais humana, justa e fraterna". Considero repetitivo e antigo, foi muito usado antes”. O candidato do PSDB admite a possibilidade de acatar as dicas da promotora e, através da mesma ferramenta virtual, responde e pergunta “@Myrian Lago OK! Sugestões?”. De prontidão, a promotora publica resposta imediata: “@firmino_filho Vou pensar”.

Imagem: ReproduçãoConversas da promotora Myrian Lago(Imagem:Reprodução)Conversas da promotora Myrian Lago

No mesmo período em que a promotora trocava mensagens com Firmino Filho, o candidato do PSDB propagava em todos os veículos de comunicação de Teresina que a entrada de Wellington Dias na disputa eleitoral enriqueceria bastante a campanha pelo bom nível de debate que ele proporcionaria. Firmino neste período utilizou da amizade e prestígio com Myrian Lago e passou a contar com ela numa espécie de assessoria informal.

A promotora demonstrou na rede social - nos últimos dias que antecederam sua ação contra Wellington Dias, sua preferência pessoal em favor de Firmino Filho, quando fez avaliação do desempenho dos políticos piauienses e exaltou a performance do tucano no twitter com a postagem enviada a um jornalista piauiense : “@orlandoberti O único político que usa o twitter no PI é o @firmino_filho, outros repassam encargo pras assessorias”.

Imagem: ReproduçãoConversas da promotora Myrian Lago(Imagem:Reprodução)Conversas da promotora Myrian Lago

As evidências de que a promotora usa sistematicamente o twitter para insultar Wellington Dias são evidentes em publicações onde ela escreve: “Se o WD não for eleito prefeito de Teresina, o povo do PT já pode se candidatar a vagas de bailarinas do Faustão, é muito jogo de cintura!”.

Imagem: ReproduçãoConversas da promotora Myrian Lago(Imagem:Reprodução)Conversas da promotora Myrian Lago

As ofensas pessoais contra Wellington Dias são fartas no twitter de Myrian Lago. Em trocadilho jocoso, ela comenta “Dias sim, dias não, e o WD continua querendo ser candidato a alguma coisa. Será TOC ?”. Oscar de Barros, um dos coordenadores da campanha de Wellington Dias considerou “vulgares” os termos para injuriar o petista. “A posição desrespeitosa contra o senador e a explícita simpatia por Firmino Filho podem estar associadas às causas motivadoras para que a promotora solicitasse a impugnação do candidato do PT e o Ministério Público – dentro da imparcialidade que lhe cabe, não pode ignorar estas evidências”, observou.

Imagem: ReproduçãoConversas da promotora Myrian Lago(Imagem:Reprodução)Conversas da promotora Myrian Lago

Uma das investidas mais graves que Myrian Lago usou contra Wellington Dias na internet pode levá-la a responder, inclusive, processo criminal por crime de racismo contra o candidato petista à prefeitura de Teresina. A promotora retuitou o post de outro usuário da rede que trata o senador do PT como “índio cara de pau”.

Imagem: ReproduçãoConversas da promotora Myrian Lago(Imagem:Reprodução)Conversas da promotora Myrian Lago

A assessoria jurídica do candidato Wellington Dias está estudando a possibilidade de ajuizar representação criminal e disciplinar junto ao Procurador Regional Eleitoral, Conselho Nacional do Ministério Público, Procuradoria de Justiça e ao Corregedor do Ministério Público no estado. Como consequência, a promotora pode ser afastada do processo eleitoral por não apresentar a imparcialidade imprescindível que o cargo exige.

Imagem: Irineu Santiago Wellington Dias(Imagem:Irineu Santiago )Wellington Dias


Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.