Fechar
GP1

Política

Câmara Municipal realiza audiência pública para tratar sobre a "poluição visual" de Teresina

A sessão tinha como objetivo impedir que pessoas desautorizadas pela Prefeitura colem cartazes e panfletos com divulgação de serviços e eventos em locais públicos.

A Câmara Municipal realizou nesta sexta-feira (19) audiência pública para discutir novas punições e maior fiscalização contra os "poluidores visuais" de Teresina. O proponente da audiência foi o vereador Inácio Carvalho (PP). Ele explicou que a sessão tinha como objetivo impedir que pessoas desautorizadas pela Prefeitura colem cartazes e panfletos com divulgação de serviços e eventos em locais públicos como postes, pilastras do metrô, bancos de praças e vários outros locais.

Imagem: Germana Chaves / GP1Vereador Inácio Carvalho (PP)(Imagem:Germana Chaves / GP1)Vereador Inácio Carvalho (PP)

“Essas pessoas desobedecem o código de postura da Prefeitura. Um poste é um bem público, um banco de praça é outro bem público e não pode ser utilizado para divulgações de serviços”, explicou Inácio.

Participaram da audiência representantes do Ministério Público Estadual e do Trabalho, da Superintendência de Desenvolvimento Urbano Centro-Norte e representantes de associações de moradores.

Em audiência com o superintendente da SDU Centro-Norte, João Pádua, o parlamentar foi informado de que as apreensões estão sendo feitas, as multa são emitidas, mas os infratores não pagam e continuam a praticar os atos ilegais.

“O Poder Público não pode aceitar que pessoas se promovam e lucrem com a utilização indevida dos espaços públicos. Além disso, essas pessoas estão sujando a nossa cidade e tornando-a feia visualmente. A população precisa se envolver nessa causa e principalmente a fiscalização e a punição da prefeitura deve ser mais firme nesses casos”, destacou Inácio Carvalho.

Imagem: Germana Chaves / GP1Mesa de autoridades(Imagem:Germana Chaves / GP1)Mesa de autoridades

O Código de Postura do Município regulamenta os casos de desobediência. De acordo com a lei, as punições podem variar de R$ 50 a R$ 5 mil, a inclusão na dívida ativa do município, proibição ou interdição de atividade, cancelamento de alvará de licença de localização e funcionamento de estabelecimento.  “Se for alegado que não pode pagar a multa, a pessoa vai fazer a limpeza de onde está ‘poluído’”, disse o vereador.

Resultado da audiência

Após a audiência, a Superintendência de Desenvolvimento Urbano (SDU) Centro-Norte anunciou para amanhã (20) uma operação de limpeza de outdoors e anúncios publicitários irregulares nessa região.

O gerente de fiscalização da SDU Centro-Norte, Alexandre Mariano, informou ainda que apenas 10% dos outdoors dessa zona estão regulares. Segundo ele, muitas empresas têm o licenciamento, mas não pagam as taxas exigidas periodicamente e, por isso, estão irregulares.

“Vamos começar amanhã a retirada de cartazes e outdoors na região Centro-Norte. A maioria das empresas só recebe o licenciamento e não paga mais nada. Já notificamos e iniciaremos o recolhimento. Na zona Centro-Norte há 62 outdoors licenciados, não quer dizer que estão regulares”, frisou o superintendente.


Curta a página do GP1 no facebook: http://www.facebook.com/PortalGP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.