Fechar
GP1

Política

Deputado Jesus Rodrigues fala sobre necessidade de obras estruturantes

O parlamentar defende a inclusão do Piauí no Projeto de Integração do Rio São Francisco

 “Precisamos ter coragem para avançar nas ações estruturantes”, afirmou o deputado federal Jesus Rodrigues (PT) em discurso no Plenário da Câmara dos Deputados nesta quinta-feira (04), após elogiar a presidenta Dilma Rousseff pelo pacote de medidas anunciadas em socorro aos produtores rurais e vítimas da pior estiagem das últimas décadas.

O parlamentar defende a inclusão do Piauí no Projeto de Integração do Rio São Francisco para atender à região mais afetada pela seca e vem insistindo no assunto em audiências que teve com a Codevasf e com os Ministérios do Planejamento e da Integração. A criação de um Eixo Oeste do projeto seria responsável por conduzir as águas do rio São Francisco, através de dois canais, para os rios Piauí e Canindé, até os municípios de São Raimundo Nonato e Paulistana.

“Com muito menos, nós podemos investir na construção dos canais de transposição. Nós precisamos pensar em segurança hídrica e ações estruturantes para resolver esse problema definitivamente”, frisou Jesus Rodrigues sobre o aporte de mais R$ 9 bilhões garantidos pelo governo federal para minimizar os prejuízos causados pela seca.

Imagem: AscomDeputado Jesus Rodrigues(Imagem:Ascom)Deputado Jesus Rodrigues

Jesus Rodrigues também ressaltou a importância de investimentos e de concurso público para o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS). “Considero que a construção de obras estruturantes passa obrigatoriamente pela reestruturação do DNOCS, que vem sendo enfraquecido gradativamente ao longo do tempo”, disse.

Dentre as medidas adotadas pelo governo está a prorrogação de medidas emergenciais de apoio aos produtores rurais, a manutenção dos programas Garantia-Safra e Bolsa Estiagem. Até 2014 o governo planeja viabilizar a instalação de mais de um milhão de cisternas para consumo no semiárido, além de 91 mil cisternas para produção, investimentos para a perfuração de novos poços e a contratração de 30% a mais de carros-pipa.

Curta a página do GP1 no facebook: http://www.facebook.com/PortalGP1

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.