Fechar
GP1

Política

Wilson Martins e Subcomissão de Combate à Violência Contra a Mulher discutem avanços

Segundo o Mapa da Violência, o Piauí tem o menor índice de casos de homicídios do sexo feminino entre os estados brasileiros.

Imagem: Thiago AmaralClique para ampliarGoverno e Subcomissão de Combate à Violência Contra a Mulher discutem avanços(Imagem:Thiago Amaral)Governo e Subcomissão de Combate à Violência Contra a Mulher discutem avanços
O governador Wilson Martins recebeu, nesta sexta-feira (14), parlamentares que compõem a Subcomissão de Combate à Violência Contra a Mulher da Câmara Federal. Os deputados fizeram relatos sobre audiências preliminares sobre o tema no estado e discutiram possibilidades de avanços. A Subcomissão é ligada à Comissão de Seguridade Social e da Família.

Segundo o Mapa da Violência, o Piauí tem o menor índice de casos de homicídios do sexo feminino entre os estados brasileiros. Já em relação ao número de denúncias encaminhadas à Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres da Presidência da República, o estado é o sétimo.

“Nós já avançamos muito. Saímos de uma para onze delegacias especializadas. Estamos nos esforçando para que essa realidade possa mudar. Às vezes há dificuldades para que se avance nas ações de governo com a velocidade que a gente quer e precisa. Mas não há dúvidas de que temos melhorado”, comentou o governador Wilson Martins, ressaltando ainda investimentos em casas de acolhimento e de Centros de Atenção Psicossocial. “Temos prontas, apenas sendo equipadas, três casas para abrigo de dependentes químicos. Uma delas é exclusiva para mulheres, com trinta vagas”, complementou.

A presidente da Subcomissão de combate à violência contra a mulher da Câmara Federal, Nilda Gondim, ressaltou os avanços já conquistados, com aumento do número de denúncias por parte de mulheres vítimas, mas relatou algumas das reivindicações ouvidas durante audiências públicas e visitas a órgãos ligados ao setor, como reforço a ações de investigação e necessidade de acessibilidade das delegacias e órgãos especializados.

“A violência contra a mulher é preocupante em todo o país, não é um problema exclusivo do Piauí. O que precisamos é que o Estado se esforce ainda mais para dar celeridade às apurações dos crimes e possa garantir a segurança das mulheres”, comentou o deputado federal Florisvaldo Fier, o dr. Rosinha, presidente da Comissão de Seguridade Social e da Família.

Nesta sexta-feira, os parlamentares visitaram ainda o Núcleo de Defesa da Mulher Vítima de Violência da Defensoria Pública do Estado, o Serviço de Atendimento à Mulher Vítima de Violência Sexual (SAMVVIS), na Maternidade Dona Evangelina Rosa, e a Delegacia Especializada da Mulher. No dia anterior, a comissão participou de audiência na Assembleia Legislativa do Piauí e de debate na Universidade Federal do Piauí.

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.