Fechar
GP1

Política

Violeiros pedem aos vereadores que profissão seja regulamentada

A proposição foi do vereador Carlos Filho (PTB)

Os violeiros teresinenses, representantes de uma tradição cultural ainda viva na capital piauiense, querem que a profissão seja regulamentada. O pedido foi feito na Câmara Municipal de Teresina, que realizou na manhã desta segunda-feira (03), uma Sessão Solene em homenagem ao Dia do Violeiro, comemorado no dia 03 de junho. A homenagem reuniu grandes nomes da cultura nordestina, além de representantes do repente, cordel e viola. A proposição foi do vereador Carlos Filho (PTB).

Imagem: AscomVioleiros na CMT(Imagem:Ascom)Violeiros na CMT

A solenidade enfatizou o papel desses profissionais que buscam a sobrevivência através da arte. Segundo o vereador Carlos Filho, a data não poderia passar desconhecida pela população. “Esse dia é marcado pelo aniversário do maior repentista do Brasil, Domingos da Fonseca, maior poeta nacional e idealizador da primeira associação de violeiros do Nordeste, localizada em Fortaleza”, explicou o parlamentar.

Em Teresina várias ações são desenvolvidas para a promoção de divulgação da classe. Para o presidente da Associação dos Poetas Populares do Piauí, Pedro Mendes Ribeiro, o maior evento de viola do Estado é o Festival de Violeiros de Teresina. “O Festival de Violeiros de Teresina é consagrado como um dos maiores festivais do Brasil. Não podemos deixar a data ser esquecida, além de incentivar e resgatar a comemoração dessa arte que está enraizado em nosso Estado”, disse Pedro.

Carlos Filho lembrou que esta também é uma data para fortalecer a busca pela regulamentação da profissão. “Nesta data queremos chamar atenção para a situação do cantador, do repentista, para que tenha uma profissão valorizada e através da sua arte viver dignamente. Esta Casa estará sempre em busca para que este cantador tenha a regulamentação de sua profissão, tão importante para a classe e para a nossa cultura”, enfatizou o vereador.

Segundo o Presidente da Fundação Nordestina de Cordel, Pedro Costa, o Piauí é o Estado que tem a única revista de cordel do Nordeste. A publicação é mantida há 19 anos. “Estamos trabalhando para a regulamentação de nossa profissão, estivemos recentemente em Brasília em reunião com repentistas de todos os Estados e vamos lutar pelo reconhecimento para que o Dia do Violeiro seja reconhecido nacionalmente”, destacou o presidente.

Imagem: AscomDeputado Fernando Monteiro na ponta direita(Imagem:Ascom)Deputado Fernando Monteiro na ponta direita

O deputado estadual Fernando Monteiro (PTB), que é autor da Lei Estadual para a consagração do Dia do Violeiro, destacou a importância da sessão para o reconhecimento dessa arte para a cultura piauiense. “Essa sessão é oportuna já que também ressaltamos o valor do nosso Estado. A homenagem é um incentivo a esses profissionais que merecem nossa visibilidade e proteção do governo e da prefeitura municipal. Nosso reconhecimento e aplauso aos violeiros que são homens especiais que tem essa habilidade de raciocínio rápido e que encanta a todos”, disse Monteiro.

No final da sessão os violeiros convidados realizaram um agradecimento aos parlamentares em forma de repente.

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1


Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.