Fechar
GP1

Política

GP1 divulga na íntegra o discurso de posse do governador Zé Filho na Assembleia Legislativa

Zé Filho encerrou o discurso agradecendo às pessoas que confiaram nele com uma frase: "Primeiro te ignoram; depois riem de ti; depois te atacam; e no fim... Você vence".

Na manhã desta sexta-feira (04) Wilson Martins renunciou ao mandato e Zé Filho assumiu o comando do Governo do Estado. Durante a posse na Assembleia Legislativa do Piauí, o novo governador fez um discurso falando da influência de seus pais na sua vida e enfatizou que esse é mais um desafio na sua vida política e agradeceu ao povo do Piauí: "Sou grato ao povo piauiense por ter me permitido chegar até aqui. Principalmente, chegar sem máculas, sem ter que passar por cima de ninguém, amparando-me sempre na soberana escolha democrática".
Imagem: Francyelle Elias/GP1Zé Filho faz discurso(Imagem:Francyelle Elias/GP1)Zé Filho faz discurso
Em seu discurso, que possui 17 páginas, Zé Filho, fez questão de enfatizar que vai dá continuidade aos projetos iniciados pelo ex-governador Wilson Martins; "Vamos dar continuidade às obras do rodoanel e as duplicações que foram iniciadas pelo governador Wilson Martins. Não descuidarei de nenhuma obra".

Zé Filho lembrou ainda de obras que há anos esperam para sair do papel: " Eu conto com a nossa bancada federal para nos ajudar a tirar do papel obras estruturantes que já viraram motivo de chacota contra o nosso estado. Me refiro ao porto de Luis Correia, a barragem de Castelo, a revitalização da ferrovia Luis Correia-Teresina e sua interligação com a Transnordestina".

"No meu abraço nesse imenso Piauí, de irmãos que depositam em mim uma imensa confiança, vai junto uma frase de Gandhi: "Primeiro te ignoram; depois riem de ti; depois te atacam; e no fim... você vence"", finalizou.

Confira abaixo o discurso do governador na íntegra ou clique aqui


DISCURSO DE POSSE DO GOVERNADOR ANTONIO JOSE DE MOARES SOUZA FILHO, NA ASSEMBLEIA LEGISTATIVA DO ESTADO DO PIAUÍ – 04.04.2014


Sr. Presidente,
senhores e senhoras deputadas...

(A ser preenchido em consonância com cerimonial da ALEPI)

Todos sabem da profunda ligação que mantive com meus pais. Eles foram determinantes na construção do meu caráter, na minha conduta pessoal, familiar e de homem público.

Fui influenciado, positivamente, por eles, em todas as escolhas que fiz, nas decisões que tomei e nas que ainda haverei de tomar, ao longo da minha vida.

Deles colhi a certeza de que o melhor caminho é o da ética e o maior legado é o da honradez. Por estes ensinamentos, peço permissão a todos aqui presentes para registrar, nesse momento especial, minha eterna gratidão a meu pai, o Deputado Antônio José de Moraes Souza e a minha mãe, Dona Mana.

(pausa)

Tenho certeza que contarei com suas presenças espirituais ao meu lado, me guiando os passos, me orientando no caminho certo. Nossos pais têm a sabedoria dos mestres e a sinceridade dos amigos verdadeiros. Com eles, estejam onde estiverem, sempre poderemos contar.

Neste momento, assumo mais um desafio em minha vida pública. Fui vereador, prefeito, deputado estadual, vice-governador e agora governador do meu Estado.
Divido com minha esposa, deputada Juliana, meus filhos Zé Neto e Augusto Neto, minhas filhas Isabelle e Gabriella, meus netos, José Neto e Maria Valentina, minhas irmãs Jeannette e Ana Paula, meu cunhado Mario Lacerda e meu genro Igor Lins e Silva, o meu imenso orgulho e alegria de poder chegar ao cargo mais elevado do nosso Piauí.

Sou grato ao povo piauiense por ter me permitido chegar até aqui. Principalmente, chegar sem máculas, sem ter que passar por cima de ninguém, amparando-me sempre na soberana escolha democrática.

Estou aqui, nesta casa do povo, diante dos seus representantes mais legítimos, de toda a imprensa e de integrantes das mais diversas categorias para reafirmar o meu compromisso de governar com austeridade e o de não medir esforços na construção de um estado socialmente mais justo, reduzindo as desigualdades sociais e valorizando o ser humano, acima de qualquer coisa e avançando nas conquistas já alcançadas pelo Governador Wilson Martins, a quem sucedo com muito orgulho.

Ciente dos grandes desafios que nos aguardam, não me desviarei um segundo sequer do compromisso de governar para todos, com um olhar muito especial para os mais simples, os excluídos de toda sorte, a quem tudo sempre é negado.

Vivemos a era da informação. Uma época em que todos têm acesso ao que acontece nos bastidores de qualquer gestão. Um tempo de transparência absoluta e necessidade cada vez maior de eficiência e excelência em todos os atos. Um tempo de avanços em todas as conquistas já obtidas, deixando de uma forma que seja impossível retroceder. Isso tudo só será possível com uma entrega absoluta a esta causa, uma paixão em servir e uma responsabilidade exemplar com o que é público, sem vaidade pessoal ou interesses escusos.
O saudoso presidente americano John Kennedy, foi enfático em dizer:

“Devemos ter em mente, sempre, aquilo que podemos fazer para melhorar o meio em que vivemos e nunca tentarmos nos servir deste meio para a grandeza própria.”

(pausa)

Estradas, escolas, hospitais, mercados, praças de esporte, são obras que se concluem e outras em andamento - mas que contam com recursos assegurados para serem efetivadas no prazo determinado e compromissado. Em nosso governo o nosso olhar será também para todas estas realizações.

Assumo o compromisso de dar andamento e concluir todas aquelas para as quais existirem as condições materiais e de tempo.

Vamos dar continuidade às obras do rodoanel e as duplicações que foram iniciadas pelo governador Wilson Martins. Não descuidarei de nenhuma obra. Sabemos que algumas são de maior dimensão, que requerem um período de execução bem mais amplo, até porque os resultados que irão gerar são também muito maiores. Um dos exemplos é a Transcerrados.
Temos nove meses para governar e o Piauí não pode parar.

Os problemas, as aspirações e necessidades do nosso povo terão que ser vistos e tratados cotidianamente. Neste período vamos buscar fazer com que o “braço” do estado possa alcançar a maior parte possível do território piauiense. Vamos ao norte, ao sul, ao semiárido, aos cerrados. Lutar para avançar com o saneamento básico fazendo com que chegue ao maior número de municípios. Sei que esta é uma das grandes aspirações de quem vive nas médias e pequenas cidades piauienses. Também sei o quanto estamos em débito nesse setor.

Reconhecendo o quanto já foi feito e nos apoiando nessas conquistas, já determinei a minha equipe que não poupe esforços para garantir um atendimento cada vez melhor em todos os setores da saúde, aumentando a resolutividade dos hospitais regionais, pactuando com os municípios, ampliando e melhorando a atenção básica, a rede de urgência e emergência, garantindo que nossos irmãos piauienses tenham, em suas próprias cidades, o atendimento que merecem e precisam.

Na educação não será diferente. Um ano é pouco tempo para governar, mas pode ser decisivo para uma vida inteira, se não dermos a atenção devida a educação.

Recebo um estado onde a educação foi prioridade, com indiscutíveis avanços, mas se eles não se seguem, tudo será perdido. Vamos dar continuidade ao que está indo bem e apresentar novas e importantes soluções que garantam que essa porta se alargue ainda mais para quem estuda na escola pública. Peço o apoio dos servidores da educação e dos demais servidores do nosso Estado, nessa luta que agora se inicia.

O servidor público é o meio para que cheguemos ao fim. Quero contar com o empenho de cada companheiro dessa jornada, independentemente de partido político ou de ideologia. Da minha parte, prometo fazer todo o possível para que tenham a melhor lembrança desse curto período.

Meu caro presidente,
Senhores e senhoras deputadas,

Chega de tanta discórdia.

O mundo está pesado de tantos maus sentimentos. Isso não constrói.
Temos que nos despir das vaidades e nos unir, verdadeiramente, para conquistar objetivos mais amplos que possam garantir o desenvolvimento do Estado e, por consequência, MELHORAR A VIDA DAS PESSOAS.

Eu preciso de cada um dos deputados aqui presentes. Deixemos as questões políticas pra depois. O Piauí está acima de nós.

Eu conto com a nossa bancada federal para nos ajudar a tirar do papel obras estruturantes que já viraram motivo de chacota contra o nosso estado. Me refiro ao porto de Luis Correia, a barragem de Castelo, a revitalização da ferrovia Luis Correia-Teresina e sua interligação com a Transnordestina.

A sua BR 222, presidente Themístocles. ( pausa )

Eu digo, sua, mas é nossa!

É do Piauí.

Digo sua, porque sua luta por ela é exemplar.

Vamos lutar e vencer estas batalhas, se estivermos e permanecermos unidos. Isso é o que peço.

Vejamos a qualidade ainda questionável da energia que chega aos lares piauienses e empresas. Vamos exigir da Eletrobrás uma solução imediata para a enorme deficiência do nosso setor elétrico.

Convido a todos a trabalharem conosco por um Piauí ainda melhor. Convido cada piauiense a vigiar nossos passos, a orientar nossa gestão, usar todos os canais que dispuser e nos dizer quais são as suas prioridades.

( pausa)

Como um oriundo da classe empresarial e industrial, quero aqui me dirigir a todos os setores produtivos do nosso Estado.

Assumo o compromisso de ser incansável na busca de caminhos e alternativas que garantam que ao empreendedor piauiense, ou o de outro estado que aqui esteja instalado e que aqui deseje se instalar, possa ter as condições necessárias para gerar emprego e renda, produzir riquezas e nos ajudar, com os impostos gerados, a realizar as obras e ações que o Piauí tanto precisa.

Incentivos, novas políticas de relacionamento governo–empresários, mais infraestrutura e tecnologia. É isso o que o empresário busca e é isso o que ele vai encontrar em nosso governo.

Um estado com empresários desprestigiados, é um estado fraco e sem perspectiva de desenvolvimento.

Só sairemos dessa condição de “pedintes” quando gerarmos nossas próprias riquezas, com o governo sendo agente de fomento, respeitando e apoiando quem produz e quem comercializa.

Senhores deputados estaduais, deputados federais e senadores,

Temos tudo para ser um dos mais importantes estados do nordeste. Temos a melhor gente, uma posição estratégica, riquezas naturais a perder de vista, uma fronteira agrícola de causar inveja e, inexplicavelmente, ainda vistos como um dos estados mais pobres do Brasil, dependentes de programas sociais e de repasses constitucionais.

Isso tem que acabar. E pra que cheguemos ao resultado, temos que começar essa luta, de agora.

Governo não é um simples ser jurídico, que gere e ordena despesas. Governo é um instrumento de construção de cidadania.

É com esse sentimento que vamos governar.

Peço aqui um voto de confiança aos jovens, que vivem um momento de dúvida quanto aos seus futuros e que esperam dos seus governantes um sopro de esperança.

Nesse curto espaço de tempo, vamos deixar a nossa marca de valorização de apoio a juventude, em campos primordiais: a qualificação profissional e o estímulo a geração de emprego, renda e empreendedorismo.

Caro presidente. Ilustres deputados e deputadas,

Estando aqui hoje, nesta honrada Assembleia Legislativa, diante dos senhores e senhoras, desejo saudar a todos, indistintamente.

Peço um tempo de paz. Os últimos meses não me foram fáceis.

Agradeço imensamente aos que me estenderam a mão nos momentos de provação. Agradeço aos que dedicaram orações em fé da minha cura, aos que me motivaram a superar os limites do corpo e chegar aqui hoje, como estou: inteiro e pronto para cumprir a minha missão, que vem a ser, até aqui, o maior desafio da minha existência.

Nesta manhã, de 04 de Abril de 2014, quero, em viva-voz, dizer a todos: Muito obrigado!

( pausa)

De todas as lembranças que guardei em meus 44 anos, da que mais me lembrarei, até o ultimo dia da minha vida, será a do silêncio que vivi.

Esses dias sombrios e silenciosos, de mergulho em mim mesmo e em minha fé, serviram-me para entender que o nosso verdadeiro destino não consiste em sermos socorridos, mas em socorrer nossos irmãos.

Em nenhum momento me abalei com as críticas, com os ataques, os pré-julgamentos e as injustiças.

Roosevelt dizia: "O crédito cabe àquele que está na arena, com o rosto coberto de poeira, suor e sangue. Àquele que luta com valentia, aquele que erra e tenta, vez após vez, porque a vitória exige o maior esforço, a maior dedicação".

Minha querida deputada Juliana, aqui estou eu. Resisti.

Não deixei que o ruído da opinião alheia sufocasse a minha voz interior.

E o mais importante: tive a coragem de seguir o meu coração, a minha intuição.

Eu quero aqui hoje, que todos saibam que fui capaz de enfrentar toda forma de provação, enfrentar a todo tipo de sacrifício, suportar o fardo mais pesado... tudo para assegurar o direito de ter direito a dar a minha contribuição na tarefa de construir um Piauí melhor.

A verdade é que muita gente duvidou.

A verdade é que muita gente lutou contra.

Mas também é verdade que estou aqui hoje, absolutamente pronto, para me entregar de corpo e alma a missão de conduzir o Piauí a um porto seguro.

O Piauí não precisa de divisão.

O Piauí não precisa de ódio, não precisa de violência, de desrespeito as leis.

O Piauí precisa é de união, trabalho e justiça social.

Lembro aqui Benazir Bhutto, a primeira mulher eleita para liderar um país muçulmano:
"Pode-se aprisionar um homem, mas não uma ideia. Pode-se exilar um homem, mas não uma ideia. Pode-se matar um homem, mas não uma ideia".

Tenho o sonho de ver um dia meus quatro filhos e meus netos vivendo num estado forte e justo. A Justiça é a verdade em ação.

Bill Gates disse sempre:

"Espero que vocês não sejam julgados somente por suas realizações profissionais, mas também pela maneira como reagem às maiores injustiças do mundo... Pela maneira como tratam nossos semelhantes, que não têm nada em comum conosco, exceto sua humanidade".
( pausa)

O Piauí tem que conquistar seu lugar ao sol.

Somos donos do nosso nariz. Somos senhores do nosso destino. É hora de fazer valer o nosso trabalho, nosso suor e nossa fé.

O nosso Estado está com o olhar voltado para o futuro, para a luz que há de vir e para os desafios inevitáveis.

Vejo também que estamos prontos para vencer.

Encerro minhas palavras com o registro de um agradecimento especial e um abraço fraterno ao querido governador Wilson Martins, de quem fui vice-governador, de forma resignada e fiel, sabendo e respeitando, a cada minuto, o limite imposto a um vice.

No meu abraço nesse imenso Piauí, de irmãos que depositam em mim uma imensa confiança, vai junto uma frase de Gandhi:

“Primeiro te ignoram; depois riem de ti; depois te atacam; e no fim”... Você vence.

Muito Obrigado!

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.