Fechar
GP1

Política

Heráclito defende criação de lei que prioriza Estado produtor de energia

Segundo o candidato, os Estados produtores estão sendo prejudicados por vender toda a sua energia. Pela proposta, eles teriam prioridade na compra de energia elétrica produzida em seus territ

O candidato a deputado federal Heráclito Fortes defende a criação de uma lei determinando que o Estado produtor de energia seja também o seu consumidor preferencial. Isto porque os Estados produtores estão sendo prejudicados por vender toda a sua energia. Pela proposta, eles teriam prioridade na compra de até 30% da energia elétrica produzida em seus territórios.
Imagem: DivulgaçãoHeráclito Fortes(Imagem:Divulgação)Heráclito Fortes
De acordo com Heráclito, na chapada do Araripe poderão ser investidos mais de 5 bilhões de reais, produzindo em torno de 1300 MW de energia nas cidades de Simões, Caldeirão Grande, Padre Marcos, Bethânia, Curral Novo e Marcolândia. Além disso, com o parque eólico Complexo Delta Ômega serão produzidos 70MW de energia no litoral piauiense, um empreendimento de cerca de 650 milhões. “Concluído o projeto eólico, o Estado poderá produzir, nos próximos 4 ou 5 anos, uma quantidade de energia superior a 12 barragens de Boa Esperança. Portanto, não é justo que um estado que produza toda essa energia não tenha, sequer, o direito de usufruir dela”, afirma Heráclito.

Ele ressalta ainda que a preferência a ser definida na lei não significa vantagem nos preços ou outros aspectos comerciais, mas serve para evitar o quadro atual, "em que 100% da energia produzida nos estados do Nordeste tem sido comercializada para os estados do Sul e Sudeste, não sobrando nada para consumo local”, diz. No entanto, destaca, caso o estado produtor esteja numa situação confortável de energia elétrica, os 30% de preferência poderiam ser livremente comercializados para qualquer outra unidade da federação.

A proposta de Heráclito se deve à crise por que passa o setor elétrico no Brasil, especialmente no Piauí, onde a situação se agravou nos últimos anos com as constantes quedas de energia na capital e interior do Estado e com o péssimo serviço oferecido pela Eletrobras. O problema, destaca, não atinge apenas o cidadão comum, mas impede também a instalação ou ampliação de empresas e indústrias no Estado, prejudicando o desenvolvimento econômico do Estado.

*Com informações da assessoria do candidato


Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.