Fechar
GP1

Política

Wellington Dias rebate críticas sobre subconcessão da Agespisa

"Então, acho que o que estamos fazendo, e a história vai mostrar, é salvar o patrimônio público e inclusive as condições de emprego dessas pessoas", declarou o Governador.

Em entrevista ao GP1, o governador Wellington Dias (PT) afirmou que está confiante com a aprovação do projeto de lei apresentado pelo prefeito Firmino Filho (PSDB) para a subconcessão dos serviços de abastecimento de água e saneamento básico em Teresina, que também autoriza que os serviços sejam comandados pelo Instituto de Águas em vez da Agespisa.
Imagem: Lucas Dias / GP1Antônio José Lira(Imagem:Lucas Dias / GP1)Antônio José Lira
O tema tem sido bastante discutido na Câmara Municipal de Teresina e recentemente o vereador Antônio José Lira (DEM) afirmou que os vereadores que votarem favorável ao projeto estão ajudando a roubar o patrimônio estadual. Questionado sobre a declaração, o governador afirmou que está tomando a melhor decisão para o Piauí e que ele está salvando o patrimônio público na mudança da Agespisa para o Instituto de Águas.

“É só esperar para ver. Lá atrás aprovamos a Cohab que migrou para a Agência de Habitação. O Piauí teria feito cerca de 50 mil novas habitações se tivesse com os problemas que tinham a antiga Cohab? A Agência de Tecnologia da Informação que substituiu o Prodepi, hoje, ela dá conta sem os gargalos e problemas do passado. Durante todo esse período nós respeitamos os servidores e eles [os órgãos] continuaram mais públicos do que antes. Então, acho que o que estamos fazendo, e a história vai mostrar, é salvar o patrimônio público e inclusive as condições de emprego dessas pessoas. Veja que lá atrás não se fez a mesma coisa o nosso Bep. E o que aconteceu? A demissão. A mesma coisa com a antiga Telepisa e o que aconteceu? A demissão. É isso que queremos evitar. É esse caminho que queremos evitar. Somente quem não quer enxergar, que não vê esses resultados”, declarou.
Imagem: Lucas Dias/GP1Wellington Dias(Imagem:Lucas Dias/GP1)Wellington Dias
Recentemente o promotor Fernando Santos criticou o projeto de subconcessão, por entender que existem algumas falhas. Alegou ainda que o Instituto de Águas não estaria preparado para assumir o contrato. 

“O Instituto está pronto, preparado e já atuando. Estamos agora fazendo a transição e os municípios que estavam vinculados ao CNPJ da Agespisa e passam a ser vinculados ao CNPJ do Instituto de Águas e ainda neste ano vamos estar fazendo investimentos nesses municípios e acelerar no ano de 2016 muitos investimentos”, explicou o governador.

O governador ainda disse estar confiante na aprovação do projeto na Câmara Municipal de Teresina. “Essa é uma medida que eu faço com a convicção de que, se a gente for a um ritmo de investimentos somente com recursos do estado e parceiras que estão escassas com a união, nós vamos levar muitos anos para ter um serviço adequado. É por isso que tomei essa decisão de ter uma forma de parceria com empresa privada, onde a empresa continua genuinamente pública, a nossa a Agespisa, que agora será o Instituto de Águas, para ter condição de tratar do acumulado de dívidas e passivos que ficou ao longo do tempo e chegou a 1 bilhão e 100 milhões. Isso está asfixiando a empresa, matando a empresa. Nós vamos tratar como fizemos com a antiga Cohab, Comdepi e Prodepi, quando fui governador e hoje é uma situação praticamente sanada. Vamos garantir todos os direitos dos servidores e garantir novas receitas. Se a gente amplia o abastecimento de água, amplia esgotamento, temos mais receitas e com isso podemos fazer o pagamento [da dívida]. Confesso que estou muito animado com esse caminho e quero crer que vamos comprovar que marcamos a história do Piauí com essa decisão”, finalizou o governador Wellington Dias em entrevista ao GP1.
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.