Fechar
GP1

Política

Margarete recebe presidentes das associações da PM e Bombeiros

Foi discutida a implementação dos projetos das leis de Organização Básica e Promoção dos Praças e Oficiais.

Na manhã da última terça-feira (10), a vice-governadora do Piauí, Margarete Coelho recebeu os presidentes das Associações da Polícia Militar e Bombeiros. Na ocasião, que também contou com a presença dos vereadores R. Silva e Edvaldo Marques, e do secretário de Segurança Pública, Fábio Abreu, foi discutida a implementação dos projetos das leis de Organização Básica e Promoção dos Praças e Oficiais e melhores condições de trabalho para as categorias.

Na oportunidade, os presidentes entregaram o projeto de lei de promoção de oficiais e praças, que visa proporcionar promoções em um tempo menor do que a lei atual. “Com a finalidade de corrigir distorções que vêm sendo cometidas há muitos anos apresentamos também esse projeto, que já é do conhecimento do secretario Fábio Abreu. A vice-governadora garantiu fazer um estudo bem aprofundado dos dois projetos e, em seguida, nos reuniremos para uma conversa em que possa mediar a aprovação dos mesmos junto ao governador e a Assembleia Legislativa”, destacou o vereador R. Silva, propositor da audiência.
Imagem: Letícia RodriguesAudiência presidentes das associações da PM e Bombeiros (Imagem:Letícia Rodrigues)Audiência presidentes das associações da PM e Bombeiros
R. Silva definiu o encontro como um grande passo para as corporações. “É a primeira vez que acontece uma audiência para tratar de segurança pública junto com a vice-governadora, o secretário de Segurança Pública e toda a categoria. Isso nunca tinha acontecido antes e sermos recebidos pelo executivo já mostra o compromisso dos gestores. Isso é um passo muito importante e nós acreditamos que vamos avançar com o apoio deles”, disse.

“Os presidentes das associações das corporações da Polícia Militar e Bombeiros tiveram a oportunidade de conversar e entregar os projetos de lei de organização básica das duas corporações. O projeto tem entre as principais propostas uma nova legislação e melhoramento do efetivo de policiais militares e bombeiros e uma melhor distribuição do efetivo no interior do estado”, explicou o vereador.

O secretário Fabio Abreu ressaltou a importância da reunião. “É uma forma de esclarecer e apresentar a vice-governadora os projetos das categorias. Um projeto importante tanto para as corporações como para a sociedade, mas que requer pessoas engajadas, e por sempre se mostrar interessada nas causas da segurança pública, a vice-governadora foi lembrada pelas associações”, declarou.

Segundo a presidente da Associação Beneficente dos Policiais Militares Ativos, Inativos, Pensionistas e Assemelhados da Policia Militar do Estado do Piauí (Abempe), Marcioneide Barbosa, o projeto tem em vista a descentralização do policiamento atual, onde criará novas modalidades para facilitar os comandos no interior do estado. “O nosso projeto visa uma reestruturação das corporações, ele também quer atender a necessidade de promoção dos policiais militares, que hoje não tem perspectiva. Além disso, contemplará toda a população do estado, tendo em vista que hoje existem muitos municípios com apenas um policial militar e a nossa lei estabelece que, no mínimo, qualquer município tenha 16 policiais militares. Assim, teremos mais autonomia e garantias de um policiamento mais eficiente do que temos hoje”, reforçou Marcioneide.

Margarete Coelho agradeceu a confiança de todos que apresentaram os projetos e destacou o encontro como uma oportunidade de discutir os problemas da segurança pública. “O diálogo entre as instituições e os representantes das categorias é um instrumento importante para o desenvolvimento de políticas que reflitam os anseios da sociedade e das categorias. Foi uma conversa franca e extremamente proveitosa", afirmou.

"Preciso conhecer esses projetos e de como serão os impactos para longo e médio prazo. Após um estudo, vamos identificar o que é viável no projeto e dar o ponto de partida no que seja ideal, desejável. Meu compromisso é de juntos encontrarmos os meios políticos de viabilizar a aprovação dessas medidas. E vermos, de que forma, o Estado pode atender a estes anseios. Começamos hoje uma jornada, que espero ser bem-sucedida”, pontuou.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.