Fechar
GP1

Política

Deputado Pablo Santos defende projeto que torna obrigatório o Teste do Coraçãozinho

A lei será analisada nas comissões técnicas da Assembleia e depois deverá ser encaminhado para aprovação do plenário.

O deputado estadual Pablo Santos (PMDB) apresentou na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) projeto de lei que torna obrigatório o Teste do Coraçãozinho, através de oximetria de pulso, em crianças imediatamente após o nascimento, entre 24 e 48 horas de vida, nas maternidades e hospitais do Estado do Piauí.

A lei será analisada nas comissões técnicas da Assembleia e depois deverá ser encaminhado para aprovação do plenário.

De acordo com a lei, o exame deve ser realizado por profissional médico especializado (pediatra) ou enfermeira com COREM habilitada e treinada. O resultado deste exame deverá ser analisado através de um sensor como uma pulseira, que é colocado na mão e pé direito do bebê. O teste deverá ser gratuito já que todos os hospitais possuem o aparelho em seu uso diário.
Imagem: ReproduçãoDeputado Pablo Santos(Imagem:Reprodução)Deputado Pablo Santos
Em sua justificativa para o projeto o deputado destacou a importância da realização desse exame. “O teste permite identificar precocemente se o bebê tem alguma doença grave no coração e, em caso positivo, o paciente é submetido ao exame de ecocardiograma para confirmar o diagnostico. O procedimento e simples, rápido e indolor. Consiste em medir a oxigenação do sangue e os batimentos cardíacos do recém-nascido com o auxilio de um oxímetro - espécie de pulseirinha - instalado nos primeiros dias de vida no pulso e no pé”, destaca o deputado.

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.