Fechar
GP1

Política

Reforma administrativa aprovada em Picos eleva em R$ 720 mil por ano gastos com pessoal

Projeto de Lei do Executivo foi aprovado pela Câmara Municipal de Picos na manhã desta quinta-feira, 23, em duas sessões extraordinários

A reforma administrativa proposta pelo prefeito, Padre José Walmir de Lima (PT) e aprovada pela Câmara Municipal de Picos na manhã desta quinta-feira, 23, vai elevar em 720 mil reais por ano os gastos com pessoal. O levantamento foi feito pela bancada de oposição, baseado no aumento do número de cargos em comissão, que pulou de 503 para 534.

A bancada de oposição, composta por quatro vereadores, votou contra a aprovação do projeto. Os parlamentares alegaram que haveria aumento no número de cargos em comissão e a consequente elevação nos gastos com pessoal.
Imagem: José Maria Barros/GP1Reforma foi aprovada com nove votos a favor e quatro contra(Imagem:José Maria Barros/GP1)Reforma foi aprovada com nove votos a favor e quatro contra
“O projeto como está posto causa um impacto na folha de algo em torno de 60 mil reais por mês e isso preocupa, pois a tendência é que nos meses de agosto, setembro e outubro haja uma queda no FPM (Fundo de Participação dos Municípios)” – alertou Rinaldinho.

Votaram contra a proposta os vereadores José Rinaldo Cabral Pereira Filho, o Rinaldinho (PSB); Maria de Fátima Lacerda de Sá Barros (PSDB), Diógenes Nunes Medeiros (PPS) e Antônio Afonso Santos Guimarães (Solidariedade).
Imagem: José Maria Barros/GP1Bancada de oposição vota conrtra o projeto(Imagem:José Maria Barros/GP1)Bancada de oposição vota conrtra o projeto
A favor da reforma votaram os vereadores Wellington Dantas (PT), Edilson Alves de Carvalho (PTB), Antônio Marcos Gonçalves Nunes, o Toinho de Chicá (PMDB); Dalva Mocó (PSB), Simão Carvalho Filho (PMDB), Valdívia Santos (PSB), José de Arimateia Luz, o Maté (PSL), José Luís de Carvalho (PSB) e Raimundo Nunes Ibiapino, o Renato (PSB). Evandro Reis (PTB) não compareceu.

Embora não tenha sido necessário ele votar, o presidente da Câmara Municipal de Picos, Hugo Victor Saunders Martins (PMDB), declarou na tribuna que era favorável ao projeto. Ele destacou, principalmente, a criação da Secretaria Municipal de Esportes e a extinção da Secretaria de Representação de Picos em Teresina.
Imagem: José Maria Barros/GP1Populares acompanham votação do projeto(Imagem:José Maria Barros/GP1)Populares acompanham votação do projeto
Imagem: José Maria Barros/GP1Procurador do Município tenta convencer oposição a votar a favor do projeto(Imagem:José Maria Barros/GP1)Procurador do Município tenta convencer oposição a votar a favor do projeto

Aumento de gastos

Antes da aprovação do projeto, a Secretaria Municipal de Esportes, Cultura e Lazer detinha 19 cargos em comissão. Com o desmembramento da pasta e a criação de duas secretarias distintas, a de Esportes e a de Cultura, o número de cargos comissionados subiu para 35. São 18 na Cultura e 17 em Esportes.

A Secretaria de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana, que foi criada através do projeto de reforma administrativa, contará com 14 cargos em comissão. Já a Secretaria Municipal do Turismo e do Desenvolvimento Econômico e Tecnológico ganhou mais dois cargos de Agente de Desenvolvimento Local, com símbolo DAS-4.

O projeto criou ainda quatro novas coordenadorias ligadas a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social. São elas a coordenação da Igualdade Racial e Ética, Da pessoa com deficiência, Da pessoa idosa e Do combate às drogas. Todos os cargos em comissão são de livre nomeação do prefeito.

Incoerência

Para o vereador Rinaldinho, o Padre Walmir (PT) está sendo incoerente com o próprio discurso de posse, quando garantiu, em público, que iria reduzir os gastos com a máquina pública. “Enquanto os outros municípios estão reduzindo em torno de 30% o número de comissionados, Picos está é aumentando” – condenou o parlamentar.

Após aprovação em definitivo o projeto seguiu para sanção do prefeito, Padre Walmir (PT), que em breve deverá nomear os titulares das duas secretarias criadas. O Vereador José de Arimateia Luz, o Maté (PSL) vai para Esportes e o professor Manoel Vieira de Barros Lima (PMDB) assume a pasta de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana.

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.