Fechar
GP1

Política

Marcelo Castro defende fim de doação de empresas para campanhas

Para o deputado, as campanhas mais ricas são de onde saem os políticos mais vitoriosos.

O deputado Marcelo Castro (PMDB) considerou positiva a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), na quinta-feira (17), por 8 votos a 3, de declarar inconstitucional a doação de empresas para campanhas eleitorais.

Em entrevista a Rádio Câmara, o deputado Marcelo Castro, que já foi relator da Comissão Especial da Reforma Política, afirmou que “a decisão do Supremo está indo mais ou menos da linha do que defendíamos na Comissão de Reforma Política. Desde o início, eu não sou conceitualmente contra que empresas possam contribuir para campanhas eleitorais, desde que seja em um plano que essas contribuições por empresas não venham a distorcer o resultado do pleito eleitoral. Que não configure abuso de poder econômico como veda a constituição, que é exatamente o que vem acontecendo no Brasil”.
Imagem: Lucas Dias/GP1Marcelo Castro(Imagem:Lucas Dias/GP1)Marcelo Castro
Para o deputado, as campanhas mais ricas são de onde saem os políticos mais vitoriosos. “O candidato que mais gastar em uma eleição, tem maior chance de conseguir mais votos. Quem mais gasta tem mais chance de ser eleito. Onde se vê isso? Na prestação de contas. Os candidatos mais vitoriosos foram os que gastaram mais. Estamos escolhendo e os representantes do povo, quase que pela força do dinheiro e isso traz uma distorção”, disse o deputado.

Marcelo Castro disse acreditar que esse tipo de contribuição colabore para a corrupção. “Outra coisa que temos que analisar é o nível de corrupção no Brasil. O New York Times fez um editorial dizendo que esse escândalo da Petrobras é o maior escândalo da humanidade nos países democráticos. Isso é uma vergonha nacional. Devemos fazer um dia de luto nacional. E qual é a causa motivadora e mobilizadora disso?.O motivo principal é o financiamento empresarial das campanhas. Me cite um grande escândalo de corrupção que não tenha político envolvido?. Todos tem como fundamento, os partidos políticos que indicam diretores para empresas, para angariar recursos para seus partidos. Então precisamos combater isso da raiz”, afirmou Marcelo Castro.
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.