Fechar
GP1

Política

Regina Sousa quer cota para mulheres no legislativo

Com a reforma política sendo discutida atualmente no Senado Federal, Regina Sousa defendeu que a possibilidade de cotas para mulheres entre na discussão.

 Em entrevista a Rádio Senado, a senadora Regina Sousa (PT) defendeu cotas para mulheres no legislativo, pois acredita que somente assim as mulheres vão poder ter vagas garantidas e uma participação maior na política.

Com a reforma política sendo debatida atualmente no Senado Federal, Regina Sousa defendeu que a possibilidade de cotas para mulheres entre na discussão. Ela ainda destacou que as mulheres têm conquistado várias coisas nos últimos anos e que essa seria mais uma.

“Historicamente as mulheres têm lutado para conseguir subir alguns degraus. É uma construção histórica. A gente não foi educada para o espaço da rua, para o espaço público. A gente foi educada para a casa. Os homens é que foram educados para o espaço público. Então temos que entender isso. Não é que elas sejam menos capazes. Foi a cultura construída ao longo dos anos. Então nós já conquistamos muito. Até vinte anos atrás a gente não tinha mulher no parlamento, mas precisamos mais. Estamos em uma pauta de discussão oportuna na reforma política e queremos incluir esse assunto com mais veemência, para delimitar um espaço, então queremos cota, por exemplo. Não cota da candidatura, pois já conquistamos isso e ela não garante vaga. Queremos cota das vagas, estamos construindo essa proposta para apresentar na pauta da reforma política”, disse.
Imagem: Lucas Barbosa/GP1Senadora Regina Sousa(Imagem:Lucas Barbosa/GP1)Senadora Regina Sousa
Regina Sousa disse entender que uma cota que garantir vaga das mulheres no legislativo não é o ideal, mas que diante da realidade brasileira, ela é necessária.

“Os partidos, salvo os de esquerda, não fazem esse debate [sobre a participação da mulher na política]. A mulher não foi estimulada para participar de eleição. Na hora da eleição partidária, ela foi condenada a coordenar, a ajudar os homens a se elegerem, então temos que mudar isso. As mulheres tem que ser candidatas pra valer. O que acontece hoje é que botam os nomes [das mulheres] para constar, preencher os 30%, pois se não tiver os 30% a justiça eleitoral proíbe. Quando a gente tem direitos reprimidos, tem que ter alguma coisa, que seja quase a força, para fazer acontecer. Não é o ideal, mas é o possível e necessário. Nessa pauta da reforma política queremos avançar nesse sentido de garantir uma cota de vaga para as mulheres”, afirmou a senadora Regina Sousa.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.