Fechar
GP1

Política

Rubem Martins quer presença de psicólogos em escolas

Agora o projeto será analisado nas comissões técnicas da Assembleia Legislativa e se for aprovado, irá para votação no plenário.

O deputado estadual Rubem Martins (PSB) apresentou na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) projeto de lei para tornar obrigatória a presença de psicólogos nas escolas de ensino infantil, fundamental e médio no Piauí.

Rubem Martins afirma que o psicólogo escolar terá a função de atuar junto às famílias, corpo docente, discente, direção e equipe técnica, com vistas à melhoria do desenvolvimento humano dos alunos, das relações professor-aluno e aumento da qualidade e eficiência do processo educacional, através de intervenções preventivas, podendo recomendar atendimento clínico, quando julgar necessário.
Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Deputado Rubem Martins(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)Deputado Rubem Martins
Nesse caso, o psicólogo dará atenção especial à identificação de comportamento antissocial relacionado a problemas de violência doméstica, assédio escolar (bullying), abuso sexual e uso de drogas. Será definida a presença de um psicólogo escolar para cada 200 alunos, em carga horária mínima de 25 horas semanais. As escolas terão prazo de um ano para se adequarem a essa lei.

Em sua justificativa para o projeto, o deputado afirma que a presença de um psicólogo “possibilitará observar a rotina dos alunos sob sua responsabilidade, de forma a perceber mudanças de comportamento ou comportamento antissocial em suas primeiras manifestações, quando ainda passíveis de correção através de intervenções simples, que obtém excelentes resultados práticos em função da idade dos alunos, crianças e pré-adolescentes. Essa presença é ainda fundamental, para estabelecer laços de confiança, elemento facilitador para sua atuação, inclusive com pais e responsáveis”.

Agora o projeto será analisado nas comissões técnicas da Assembleia Legislativa e se for aprovado, irá para votação no plenário.
Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.