Fechar
GP1

Política

DEM vai ter chapa pura para as eleições em Teresina

Telsírio explicou que a sigla possui bons quadros para entrar na disputa sem coligações e revelou que até o momento, contabiliza mais de sessenta pré-candidatos a vereadores.

O DEM fechou as portas para possíveis coligações tanto no âmbito proporcional quando no majoritário e vai para disputa em Teresina “cem por cento puro”. A informação foi confirmada, nesta terça-feira (16), durante visita do presidente municipal do Democratas da Capital, o vereador Antonio José Lira e do pré-candidato a prefeito do partido, Telsírio Alencar, à sede do GP1.

Telsírio explicou que a sigla possui bons quadros para entrar na disputa sem coligações e revelou que até o momento, contabiliza mais de sessenta pré-candidatos a vereadores. Será deste grupo que um nome será escolhido para ocupar a vaga de vice.
Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Telsírio Alencar, do DEM(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)Telsírio Alencar, do DEM
“Como sempre diz o José Lira, o DEM ganhou musculatura e descobriu que o Telsírio Alencar é um guerreiro, poeta, operário do direito, um jornalista e que está preparadíssimo para entrar nessa disputa, que não é pessoal e sim, para alavancar Teresina. O DEM até o momento já conta com mais de sessenta pré-candidatos a vereadores e por isso, tem quadros para formar uma chapa majoritária e uma proporcional com os 44 pré-candidatos a vereadores. Além disso, nós decidimos não perder tempo com ataques pessoais, com diálogos sobre possíveis coligações para que pudéssemos nos dedicar e trabalhar mais por nossa cidade. Portanto, já está decidido que o Democrata sairá puro na disputa da Prefeitura e da Câmara. Coligações serão avaliadas somente no segundo turno, porque a nossa candidatura não é de faz de conta é pra valer. Seremos protagonistas e não coadjuvantes”, assegurou Telsirio.

Mais filiações

Na próxima sexta-feira (19), o partido vai realizar um evento, às 10h no plenarinho da Câmara Municipal, para fazer novas filiações. “Vamos filiar pelo menos mais cinco pré-candidatos a vereador. Será um ato que vai destacar ainda mais o fortalecimento do DEM”, adiantou Alencar.

Pronto para o debate

O pré-candidato do Democrata á Prefeitura de Teresina disse também que reúne todas as condições de debater com os mais variados segmentos as questões de interesse da sociedade e assim, apresentar soluções que realmente possam melhorar a vida dos teresinenses, sobretudo, daqueles que vivem na zona rural da cidade.

“A gente só coloca a mão onde o braço alcança. E na questão da capacidade, eu me considero preparadíssimo e estou pronto para o debate. Nós temos procurado diversas instituições da sociedade civil organizada para que possamos juntos, através desses técnicos que irão apontar soluções reais e viáveis, elaborar o nosso programa de Governo e assim dividirmos reponsabilidades daquilo que precisa ser melhorado. Eu, através do DEM, serei o advogado de defesa desse programa. Vamos dialogar com o Ministério Público, OAB, UFPI, Crea, Senar, Federação dos Agricultores, Conselho Regional de Medicina, Sindicato dos Servidores, dentre outros. O nosso objetivo é alavancar Teresina”, disse o pré-candidato.
Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Antônio José Lira e Telsírio Alencar(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)Antônio José Lira e Telsírio Alencar

Crítica à gestão tucana

Telsírio ainda criticou a administração do prefeito da Capital, Firmino Filho (PSDB), e afirmou que a cidade parou no tempo e continua atrasada. Ele explicou que essa diferença fica ainda mais evidente quando se faz um comparativo com outras capitais do Nordeste.

“A cidade está atrasada, que me desculpe a atual gestão que já manda há quase 40 anos no município, mas, qualquer teresinense que se desloca a Fortaleza, a São Luís ou a qualquer outra cidade do Nordeste, percebe a diferença. É um atraso grande. Eu não diria que é só a falta de compromisso, é também falta até mesmo de visão da administração. Teresina já teve bons prefeitos, mas precisamos avançar muito”, destacou.

Pontos críticos

Alencar ainda trouxe à tona algumas áreas que carecem de atenção ainda maior. “Falta mobilidade urbana, a cidade está atrasada, vamos conversar com engenheiros do CREA para palpitar que saída nós temos. A saúde pública é algo que precisamos repensar muito e trazer essa discussão. O HUT virou local de matança, pois todo dia morrem inúmeras pessoas. Os números são alarmantes. Se você vai a Ceapi, vê quase todos os caminhões com placas de outros lugares do Nordeste. Nada justifica o fato de 96% daquilo que Teresina consome vir de fora”, falou Telsírio que prosseguiu com as críticas.

“Temos dois rios, terras férteis, mas o que vemos é uma zona rural abandonada que só não está pior porque o Antonio José Lira pegou no pulso do prefeito e tem conseguido obras para essa região. Nossa cidade está abandonada. Até um cheiro verde a gente importa. Vamos criar um Parque Leiteiro, pois podemos estruturar, imediatamente, cerca de 150 a 200 vacarias. Gerando emprego e renda na zona rural de Teresina. Temos um povo trabalhador e vamos encarar de frente sem fazer promessas que o braço não alcance”, afirmou.
Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Antônio José Lira, vereador(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)Antônio José Lira, vereador

Presidente do DEM na Capital

Antonio José Lira também falou, ao GP1, a respeito da decisão do DEM de ter chapa pura e explicou que depois da reestruturação que ele realizou, o partido foi oxigenado o que culminou com o crescimento no número de filiações.

“Teremos chapa pura para prefeito e vereador. Todo mundo sabia que o DEM estava só o bagaço. Nós tivemos que purificar o Democrata. O partido tinha que ser purificado para renascer. Já sabíamos que a chapa proporcional seria pura. Hoje temos 44 pré-candidatos. Só que naquele momento não tínhamos pensado na chapa majoritária. No entanto, o DEM cresceu e pensamos na disputa para prefeito. A nossa candidatura não é blefada, é pra valer. O nosso partido é o único que até agora confirmou sua pré-candidatura para prefeitura. Além disso, estamos prestigiando o quarto poder que é a imprensa. O Telsírio é um jornalista que denuncia, que cobra e que tem o respeito de muitos, além de representar o filho do pobre, que sabe o que é o calejar das mãos”, elogiou o vereador.

Não se curvou aos Palácios

José Lira ainda fez questão de acrescentar que os que formam o Democrata, se orgulham de não terem se curvado aos Palácios, referindo-se ao Karnak e o da Cidade.

“Estamos livres, independentes e honrados. Não nos rendemos ao Palácio de Karnak, e muito menos ao Palácio da Cidade. Nós não aceitamos nenhum tipo de perseguição. O meu mandato será da mesma forma, nem vai aumentar porque tem candidatura própria, e nem vai diminuir. Quando vieram incomodados com a pré-candidatura do Telsírio eu sempre conto: Todo mundo acreditava que em 94 o meu irmão Átila Lira seria governador, mas, quem ganhou foi um que diziam que era doido [Mão Santa]. Alguém acreditava que um homem passaria 20 anos determinado para ganhar uma eleição em Teresina? Pois eu ganhei! O Wellington Dias veio do interior do Piauí, enfrentou todos os grandes aqui e já é governador por três vezes. Então, porque não ganhar um poeta, um repentista, um homem culto, que é valente. Não se pode subestimar os sonhos dos outros.”, alertou Lira.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.